A Subsecretaria estará em um estande, das 8h às 18h, e sua equipe vai fazer distribuição de material educacional, como panfletos e cartilhas dirigidas aos jovens e pais. Para animar os convidados, o servidor-cantor Judson Ferreira, mais conhecido como Apagão, vai apresentar suas paródias que têm como tema o combate ao uso de drogas. “São músicas conhecidas das pessoas, mas com letras feitas especialmente para levar a mensagem aos jovens e adultos”, diz Apagão.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 10 dependentes químicos, quatro chegam a óbito, três vivem recaindo no consumo e três conseguem certo controle da dependência.
Segundo o secretário de Justiça, Alírio Neto, no terceiro ato de consumo do crack, droga mais consumida há alguns anos, o usuário estará dependente dela. “O crack é uma droga devastadora que está levando os nossos jovens à morte. Ela provoca queima absurda de massa corporal”, explica Alírio.
Ainda segundo o secretário, 33 mil pessoas morrem por ano de forma violenta. “Em 92% dos casos estão associados às drogas e armas de fogo”, completa Alírio.
Procon – A Secretaria de Justiça também marcará presença com o estande do Procon. Uma equipe estará na festa para dar orientação a quem precisar. “Nós queremos levar o Procon cada vez mais para perto da comunidade”, justifica Oswaldo Morais, diretor-geral do órgão.