TARSO SOBRE VIOLÊNCIA EM SP: SISTEMA FALIU NO PAÍS TODO

1
9
deu em o globo

Tarso sobre violência em SP: sistema faliu no país todo

 

Dois dias após divulgação de aumento da violência em SP, Serra evita comentar

 De Flávio Freire, Soraya Aggege e Adauri Antunes Barbosa:

 Em meio à divulgação de números que mostram um aumento dos índices de criminalidade no Estado de São Paulo, o governador José Serra (PSDB) evitou ontem abordar o assunto. No único evento público do qual participou, o tucano ignorou o apelo dos jornalistas, feito a seus assessores, para tratar do tema. 

Ao término do discurso sobre investimentos em educação, Serra conversou com assessores e decidiu que apenas o secretário de Educação, Paulo Renato de Souza, daria entrevista. 

Serra perdeu o humor até em sua página no Twitter. A uma internauta que dizia estar preocupada com o recorde no número de roubos em 2009 (257 mil contra 217 mil no ano anterior, um aumento de 18%), respondeu: “Caso interesse, (dei) entrevista sobre segurança no programa Superpop, da Luciana Gimenez”, disse ele, referindo-se à sua participação no programa da RedeTV! na segunda-feira, um dia antes de os números serem divulgados. 

Já o ministro da Justiça, Tarso Genro, durante evento para a implantação do Cidade de Paz (um conjunto de programas que integram o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, Pronasci), em São Bernardo do Campo, disse que há “grande esforço” do governo paulista na área. 

— Não vou manifestar um juízo sobre a política de São Paulo. Sei que que há um esforço muito grande das autoridades daqui, um esforço muito sério — disse, ao ser perguntado se o sistema de segurança de São Paulo faliu. 

Tarso ainda disse que o governo de São Paulo “pode ter razão” quando diz que o aumento das taxas de crimes é um reflexo da crise econômica mundial: 

— Pode ter razão, porque tivemos durante muitos anos, décadas, no país, um processo de exclusão social muito grande, que gerou nas regiões metropolitanas de todo o país populações desassistidas, fora da sociedade formal, controladas por criminosos. Então, pode ser um efeito. A reaglutinação social do país começou há pouco. Leia mais em O Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui