Gomes esteve presente no Govsummit 2023, ao lado de porta-vozes da Secretaria, para mostrar como a inteligência geográfica é hoje aplicada nas mais diversas áreas da secretaria
“Estamos preparados para recepcionar e suprir essa sede por informações da população?”
Foi com essa reflexão que Renato Santana, da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema – DF) iniciou sua apresentação no Govsummit 2023. Se referindo à burocracia como um “câncer”, o porta-voz levou ao público presente mais dados sobre quais são as expectativas da Secretaria para os próximos anos, no que se refere à inovação.
“Como falar de gestão de território, hoje, sem o uso de tecnologia? Colocar um carrinho andando pelas estradas? Um mapa estático ou o ideal é utilizar o que temos de mais moderno, de inovação, para fazer essa gestão da mesma forma que foi feito no estado de São Paulo? Eu fico com essa opção”, comentou Santana.
Na ocasião, Rogério Silva, também da Sema-DF, apresentou o Sistema Distrital de Informações Ambientais (SISDIA), uma plataforma que tem como objetivo centralizar e disponibilizar informações sobre o meio ambiente do DF. O sistema fornece dados precisos e atualizados, permitindo a tomada de decisões com base em informações ambientais confiáveis.
Atualmente o SISDIA conta com mais de 300 geosserviços que são acessados por 617 cidades brasileiras e outras 181 cidades internacionais, totalizando uma média de mais de seis mil acessos mês à plataforma.
Para Gutemberg Gomes, Secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal do DF, a integração tecnológica é essencial. “São essas tecnologias que nos ajudam a pensar melhor as políticas públicas, a aplicar o que é realmente necessário. Mais do que isso, quando falamos de meio ambiente, o uso de geotecnologia nos permite contar com uma ‘verdade mais real’, de desmatamento, queimadas, consequências de desastres ambientais, com imagens em tempo recorde e dados atualizados a todo momento. Com isso, podemos trabalhar melhor, sabendo que a informação é a mais correta possível”, revelou.
O secretário reforça que o grande desafio para o futuro é que todas as informações do governo sejam integradas para que tanto academia, quanto sociedade civil e governos possam se beneficiar dessas informações.
Sobre a Imagem (www.img.com.br): empresa brasileira líder em Soluções de Inteligência Geográfica, fundada em 1986, é a distribuidora oficial e exclusiva do ArcGIS, plataforma desenvolvida pela gigante norte-americana Esri. Apoia empresas e governos na transformação de dados em conhecimento através de tecnologias que solucionam problemas de negócios. A Imagem conta com uma equipe formada por 300 profissionais, sediada em São José dos Campos/SP e possui escritórios comerciais em São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Porto Alegre.