Festival de moto e rock privilegia as mulheres nos palcos, nos Motoclubes, no empreendedorismo, nas ações sociais e na segurança
Asfalto, motor, óleo e batom! Do toque feminino ao protagonismo sob duas rodas, as mulheres ganham cada vez mais espaço no universo do motociclismo e do rock. E o Capital Moto Week é exemplo disso! Na edição de 2024, o maior festival do segmento da América Latina privilegia o público feminino da estrada aos palcos, dos Motoclubes ao empreendedorismo e projetos sociais. Destaque para o #CMWPorElas, movimento de combate à violência contra a mulher que funcionará dentro e fora dos muros do festival.
Reconhecido por suas diretrizes de diversidade e inclusão, o Capital Moto Week se propõe a ser uma plataforma de promoção do respeito e valorização feminina a nível nacional. O festival, que acontece de 18 a 27 de julho, fez um investimento recorde a esse público, incluindo espaços exclusivos para elas, o palco Lady Bikers, programação diurna para mulheres empreendedoras e várias atrações artísticas.
Entre outras iniciativas, o festival privilegia o público feminino com:
- No dia Mulheres no Rock todas as bandas que subirão aos palcos do CMW terão mulheres em sua composição.
- Pelo 5º ano seguido, o palco temático Lady Bikers é voltado para o empreendedorismo feminino e shows de artistas mulheres.
- Em espaço reservado e seguro, o #CMWPorElas acolhe e orienta mulheres que vivem situação de assédio, violência doméstica ou importunação sexual.
- O Espaço Ninar e GeDois são ambiente acolhedor com suporte e atividades psicomotoras para crianças neuro divergentes e mães atípicas.
- As motociclistas ampliaram sua presença no festival com 8 motoclubes e motogrupos de mulheres que terão espaço próprio no festival.
- A Árvore Frutífera, coletivo formado por mulheres, está entre os projetos sociais beneficiados pelas ações de legado social do CMW.
- Dentro de casa não poderia ser diferente, as mulheres dominam a equipe da CMW Entretenimento e representam 65% do total de colaboradores.
Juliana Jacinto, CEO do Capital Moto Week, lidera as ações de legado social e sustentabilidade do festival e considera as ações segmentadas um diferencial do projeto. “Para nós, essa é uma oportunidade de unir as pessoas em torno de causas fundamentais, como a sustentabilidade e a responsabilidade social. Cada ação é pensada para criar um efeito positivo”, diz Juliana Jacinto.
ELAS no Palcos | O palco temático Lady Bikers é dedicado ao empreendedorismo feminino, a apresentações, palestras e talk shows de artistas mulheres. Este espaço celebra o espírito das mulheres no motociclismo, proporcionando um ambiente para compartilhar experiências e fazer conexões. O espaço é ocupado por mulheres que lideram negócios, muitas vezes desafiando normas sociais e estruturas tradicionais. Entre os segmentos apresentados em parceria com o Sebrae DF, estão maquiagem, bijuterias rústicas, estúdio de tatuagem, moda e serviços de spa. A programação começa sempre a partir das 12h.
ELAS nos Motoclubes | Mesmo sendo minoria em um universo dominado por homens, elas não se intimidam! O festival receberá oito motoclubes e motogrupos formados por mulheres motociclistas. São eles: Dorothys Brasília (DF), Ladies of The Road (DF), Brabas Motojipe (DF e GO), Felin’s (DF), Mulheres de Royal (MG, DF e PR), Divas Sobre Rodas (DF), Trem das Minas (DF) e Medusas (SC).
ELAS no Combate à Violência | O #CMWPorElas é um movimento de combate e enfrentamento à violência contra a mulher. Em parceria com as Secretarias da Segurança Pública, da Justiça e Cidadania do DF, o CMW promove campanha de acolhimento de mulheres em situação de violência, assédio ou importunação sexual. O atendimento abrange mulheres cis, trans ou outras denominações, sem julgamentos ou discriminação. Esses canais servirão também para orientar como intervir e buscar auxílio em casos de violência – sendo vítima ou testemunha.
“O Capital Moto Week assume o papel de sensibilizar e educar o seu público dentro de um esforço maior para transformar a mentalidade e o comportamento do nosso público. Não toleramos qualquer forma de ação ou omissão que promova ou favoreça a prática de importunação, assédio ou violência sexual”, acrescenta Juliana Jacinto. Como ação preventiva, o festival capacita todos os colaboradores sobre como conduzir a vítima a um local reservado e seguro dentro do complexo, com acolhimento humanizado e cuidados de emergência, caso seja necessário.
ELAS no Social | Na Vila do Bem, a Tenda da Beleza, em parceria com o WS Studio, o SENAC e a Secretaria da Mulher do DF, oferece na Vila do Bem atendimentos para mulheres com corte de cabelo, penteado, maquiagem e massoterapia. O SESC promove a saúde da mulher com consultas ginecológicas, mamografia e colocação de DIU, além de testes rápidos para doenças sexualmente transmissíveis e atendimento odontológico. Haverá vacinas e consultas. A programação da Vila inclui apresentação da Dança do Carimbó, pela Associação Mães Guerreiras.
Programação Lady Bikers 2024:
Quinta-feira (18): Às 19h, apresentação do grupo Rodrigo Cruz Cia de Dança.
Sexta-feira (19): Às 15h, apresentação teatral do (SLU). Às 17h, os influs Ton e Nay (@oDestinoCerto) se apresentam. Às 19h, show com a cantora Júlia Moreno.
Sábado (20): Às 15h, DJ Set. Às 16h, o Moto Pets promove desfile com animais de estimação. Às 18h, Rodrigo Cruz Cia de Dança. Às 19h, show com a banda Maré.
Domingo (21): Às 16h, contação de histórias com Nyedja Gennari, “A Tecelã” de Marina Colasanti. Às 17h, apresentação da pianista Naiara Fontenelle. Às 19h, show com a banda Mannus Crew (Rock e Pop).
Quinta-feira (25): Às 16h, o DETRAN fará conversa de conscientização no trânsito e mímicas. Às 17h, apresentação da influ Camila Peroza. Às 18h, Rodrigo Cruz Cia de Dança.
Sexta-feira (26): Às 15h, DJ Set. Às 16h, o Moto Pets promove mais um desfile com cachorros e gatos de estimação. Às 19h, show com a banda Molinas (Blues, Soul e Jazz, do Clássico ao Contemporâneo).
Sábado (27): Às 16h, Rodrigo Cruz Cia de Dança. Às 17h, Luiza Garonce com “Bora Falar de Cultura”, com as convidadas Amanda Bittar (Favela Sounds), Carol Borges, (Birosca e Festival Vibrar) e Sara Loiola (Associação Brasileira de Festivais Independentes). Às 19h, show de pop rock com a banda Lumme.
Serviço
Capital Moto Week 2024
Quando: 18 a 27/07/2024
Onde: Parque Granja do Torto | Brasília (DF)
Ingressos: www.bilheteriadigital.com/