Pesquisa mostra análise das notícias que envolvem o Presidente em veículos impressos e online, além da movimentação de seus perfis nas redes sociais
Em meio à pandemia de coronavírus e ao panelaço contra e a favor do Presidente, a Zeeng , primeira plataforma de big data analytics voltada para o setor de marketing e comunicação, desenvolveu por meio da MonitoraBR , primeira ferramenta de Big Data Analytics totalmente voltada para o marketing político brasileiro, um levantamento que mostra as principais notícias em veículos digitais, impressos, Rádio, TV e nas redes sociais de Jair Bolsonaro.
A análise, feita entre os dias 19 de fevereiro e 18 de março, capturou 31.229 matérias em veículos online e impressos relacionadas ao Presidente. No dia 12 de março, houve um pico de notícias (1.966 matérias) principalmente abordando temas sobre a sua saúde e o resultado negativo do seu exame sobre o coronavírus.
Já em relação ao conteúdo televisivo, foram encontradas 12.282 matérias no período analisado. No dia 18 de março, tivemos um aumento no número de matérias por conta dos assuntos que envolveram a epidemia deCovid-19. São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro foram os estados que mais falaram sobre Bolsonaro.
Sobre as rádios, foram divulgadas 53.170 matérias relacionadas ao Presidente, com um pico de 4.264 matéria no dia 10 de março. São Paulo, Pernambuco e Bahia são os estados que mais trabalharam com a notícia, comporcentagens de 17%, 10% e 9%, respectivamente.
“Quando analisamos o impacto do Coronavírus (Covid-19) na Presença Digital do Presidente Jair Bolsonaro, percebe-se maior associação do tema com o estado de saúde (resultados dos seus exames) do Presidente do que com pautas mais abrangentes e alternativas para a crise em que todos estão enfrentando”, explica o CEO da Zeeng, Eduardo Prange.
Já nas redes sociais, foram realizados 600 posts pelos perfis do Presidente, distribuídos entre Facebook (235), Twitter (181), Instagram (140) e YouTube (58). A análise mostra que o Facebook é a Rede Social em que Jairtem obtido maior destaque e o formato de vídeo é o que está obtendo o maior número de interações nas redes.
No Instagram, o volume de seguidores do Presidente foi crescente em todo o período, totalizando mais de 322mil novos usuários acompanhando o perfil; no Twittter, o perfil de Jair ganhou 206mil novos seguidores e no YouTube, o canal ganhou 50 mil novos inscritos.
Para acessar o estudo completo, acesse http://analisepresidente.monitorabr.com.br/l/eapfaeABF1155
Sobre a Zeeng
A Zeeng é a primeira plataforma de Big Data Analytics do mercado brasileiro voltada ao setor de Marketing e Comunicação, com o objetivo de auxiliar e otimizar a tomada de decisão dos gestores do segmento. A ZeengData Driven Platform reúne dados provenientes de redes sociais, notícias e web analytics. (http://www.zeeng.com.br)