MAIS
    HomeDistrito FederalColaboradores do IgesDF participam de capacitação sobre “Adoção: da entrega voluntária aos...

    Colaboradores do IgesDF participam de capacitação sobre “Adoção: da entrega voluntária aos primeiros cuidados com o recém-nascido”

    Treinamento ocorreu no auditório do HRSM e abordou várias temáticas acerca do assunto
    Jurana Lopes
    Nesta segunda-feira (9), os colaboradores que fazem parte das equipes multidisciplinares do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) participaram de uma capacitação sobre “Adoção: da entrega voluntária aos primeiros cuidados com o recém-nascido”. Realizado no auditório do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), o curso foi promovido pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (DIEP) e voltado também para o público externo e interessados no tema.
    Foram abordados vários temas acerca da legislação vigente sobre a entrega voluntária para adoção, inclusive, também foi debatida a importância do sigilo profissional em casos como estes, e situações que podem ocorrer como a desistência da mãe durante o processo e o tempo legal que ela tem para isso.
    “Trabalhamos o que está previsto no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) sobre a questão e explicamos como os profissionais devem agir quando a mãe quer entregar seu bebê para adoção, inclusive que a vontade da mãe é respeitada. Então, se ela não quiser que ninguém saiba da criança, nem os avós e nem a família paterna, respeitamos a decisão dela e a criança fica no hospital, os órgãos competentes são acionados e ela vai para as instituições ou um lar temporário até ser adotada”, informa a assistente social da DIEP, Beatriz Liarte.
    A outra parte da capacitação abordou os cuidados gerais com os recém-nascidos, repassando as recomendações atualizadas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) como formas de acalmar o bebê, maneira adequada de colocá-lo embrulhado no charutinho (cueiro ou cobertor), a proteção solar e os cuidados com a pele, cabelos e unhas, além de falar sobre quedas e engasgos.
    “É sempre importante atualizar quem atua na área sobre esses cuidados, porque eles mudam constantemente. E mesmo que estes profissionais não trabalhem diretamente no cuidado do recém-nascido, é importante ter conhecimento e saber agir caso precisem, por isso falamos tanto de queda e de manobras em situação de engasgo”, explica a enfermeira do Núcleo de Educação da DIEP, Luiza Melo.
    Após a abordagem teórica, ocorreu a parte prática da capacitação, em que os participantes foram treinar seus conhecimentos e aplicar na prática, simulando possíveis casos que podem ocorrer no dia a dia.
    A técnica de enfermagem Suélia Santos trabalha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho e amou ter participado do treinamento. “Achei maravilhoso e aprendi bastante coisa aqui que pretendo repassar adiante, tanto para meus colegas de trabalho, como para a família. Eu gosto de me atualizar e por isso, participo sempre destas capacitações”.
    Fotos: Divulgação/IgesDF
    Previous article
    Next article
    Conheça os palestrantes confirmados no Foreac 2024 Foreac 3 – divulgação.jpeg O Fórum Regional das Empresas de Asseio e Conservação (Foreac) 2024 já tem data marcada e acontece de 12 a 14 de setembro, no Hotel Radisson, em Belém-PA. O Foreac é um evento de grande relevância por promover o debate regional de temas relacionados à prestação de serviços terceirizados e seus reflexos nas empresas e empregados do setor. Organizado pela Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) e pelos sindicatos da Região Norte, o Foreac traz uma programação com rodas de conversa com especialistas renomados, abordando temas cruciais como Reforma Tributária, Inteligência Artificial e tópicos relevantes ao setor de asseio e conservação. Entre os palestrantes estão: Economista Marcos Cintra: Especialista em economia e Reforma Tributária, Marcos Cintra possui uma trajetória consolidada como consultor econômico e professor universitário, oferecendo insights aprofundados sobre a reestruturação do sistema tributário; Valter Wolf: É um reconhecido especialista em Tecnologia e Inovação, com vasta experiência em inteligência artificial. Sua abordagem prática e atualizada promete enriquecer a discussão sobre as novas tecnologias e suas aplicações no setor de asseio e conservação. “Este fórum é uma excelente oportunidade para empresários do setor adquirirem conhecimentos valiosos e se prepararem para as transformações do mercado”, comenta Edmilson Pereira, presidente da Febrac. SERVIÇO: Foreac 2024 Data: De 12 a 14 de setembro de 2024 Local: Hotel Radisson – Belém-PA Horário: das 9h às 17h30 Inscrição e mais informações em http://www.febrac.org.br/foreac_norte/ Sobre a Febrac – A Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços Terceirizáveis (Febrac) foi criada para representar os interesses dos setores de serviços de Asseio e Conservação. Hoje, representa 12 setores ligados à terceirização de mão de obra especializada. Com sede em Brasília, a federação agrega sindicatos nas 27 unidades federativas do país e ocupa cargos na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nos Conselhos Nacionais do SESC e do SENAC, na Central Brasileira de Apoio ao Setor de Serviços (CEBRASSE) e na Câmara Brasileira de Serviços Terceirizáveis e na World Federation of Building Service Contractors (WFBSC). A Febrac tem como objetivo cuidar, organizar, defender e zelar pela organização das atividades por ela representadas.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img