Eleições 2022 – Inteligência Política

 

No âmbito da Ciência Política, Relações Internacionais e Administração, faz-se necessário elucidar o que entendemos quando falamos sobre análise política e, mais especificamente, Inteligência Política. O termo mais utilizado é Análise de Risco Político, contudo entendemos que o comportamento político traz riscos, mas também oportunidades para as empresas. Sendo assim, quando nos referimos à Inteligência Política, significa dizer que é preciso considerar na análise as possíveis perdas e os possíveis ganhos. Ter Inteligência Política significa estar apto, enquanto instituição, para aproveitar as oportunidades e, também, gerenciar as perdas.

Para isso, é necessário estruturar uma série de procedimentos para avaliar os cenários e, assim, tomar a melhor decisão possível.  As decisões na arena política são dinâmicas e dificilmente se consegue ter um panorama de os potenciais variáveis. Há jogos ocultos, entretanto, isso não deve paralisar a análise, mas buscar ainda com mais interesse soluções que agreguem, na avaliação do analista (de forma mais qualitativa), informações de qualidade e que sejam organizadas. Nesse ponto, a tecnologia ganha importância, pois com ela conseguiremos avançar em velocidade e qualidade na obtenção de informações.

Não há como evitar os movimentos no cenário político, visto que ele é construído tendo vários interesses que são colocados ao mesmo tempo. Sendo assim, é preciso gerenciar as opções tanto para mitigar as ameaças como para aproveitar as oportunidades. Sempre haverá restrições legislativas/regulatórias que os legisladores podem lançar mão. Possivelmente os tomadores de decisão, nestes momentos, terão como estratégia impor às empresas estes regramentos. Se você é da parcela que vê o copo meio cheio, podemos pensar que sempre haverá possibilidades de incrementar os ganhos, pois estes mesmos tomadores de decisão podem entender a importância de determinada agenda.

Acreditamos que é possível que sua instituição ou trabalho tenha Inteligência Política para mitigar os riscos, assim como mapear as potenciais oportunidades. O ponto aqui é que, se bem executada, esta pode ser muito útil para preparação de possíveis cenários e também ser uma ferramenta para auxiliar em decisões preventivas.

Buscamos contribuir com o estudo da inteligência, mas também sobre tecnologia, visto que o casamento entre análises qualitativas e dados deixa o foco mais preciso, melhora a capacidade de refinar as análises e estratégias, além de aumentar a eficácia na estruturação e na implementação de projetos de Políticas Públicas.

Por fim, mas não menos importante, entendemos que esta junção melhora também a transparência das atividades, já que as decisões são pautadas em análises que levam em conta informações.

Caso esteja interessado, entre com contato conosco através do e-mail: alessandromarco@gmail.com

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui