MAIS
    HomeUtilidade PúblicaPró-Vítima lança Oficina da Escultura da Paz no Dia do Desarmamento Infantil...

    Pró-Vítima lança Oficina da Escultura da Paz no Dia do Desarmamento Infantil


    Em comemoração ao Dia do Desarmamento Infantil, 15/04, a Subsecretaria de Proteção às Vítimas de Violência (Pró-Vítima), da Secretaria de Justiça do DF (Sejus-DF), lança, nesta terça-feira, às 13h30, a Oficina da Escultura da Paz, no Núcleo do Pro-Vítima de Ceilândia, na  EQNM 5/7 – Área Especial C – Ceilândia Norte (entre a última e a penúltima estação do Metrô).

    Para dar início as comemorações,   o artista plástico de Ceilândia Agnaldo Algodão, um dos fundadores da ONG Meninos de Ceilândia, iniciará a criação do  monumento que será feito com as armas de brinquedo recolhidas durante a Campanha Arma Não é Brinquedo. Dê Livros. Ao todo foram recolhidas 640 armas. A previsão é que a escultura esteja pronta até o lançamento da próxima campanha, no Paranoá e Itapoã, em 24 de abril. Os integrantes do Time da Paz e alunos de escolas e ONG’s parceiras do projeto também irão contribuir na construção da escultura.

    Participarão do lançamento as polícias militar e civil, regional de ensino, Administração de Ceilândia, Escola Sesc de Ceilândia, Fábrica Social e a Casa de Justiça e Cidadania.
    Dando continuidade as comemorações do Dia do Desarmamento Infantil, o Pró-Vítima irá realizar, a partir desta quinta-feira, 17/04, uma Blitz da Paz, nos comércios de Ceilândia. Em seguida, as cidades visitadas pela blitz serão  Paranoá e Itapoã. A ideia é de conscientizar os comerciantes sobre a Campanha de Desarmamento Infantil. A concentração acontece na Secretaria de Justiça, às 13h.

    A campanha 

    A campanha foi lançada no dia 15 de abril de 2013,  Dia do Desarmamento Infantil, no Teatro do Sesc Ceilândia. A intenção é incentivar um  comportamento pacífico nas ações da sociedade, principalmente na resolução de problemas a partir de pequenas atitudes, como a troca de brinquedos que estimulam a violência por livros.
    “Do total de mortes no DF por arma de fogo, 60% são vítimas com idade entre 15 e 29 anos. Por isso, a importância de incentivar atividades de caráter construtivo e de agregação social”, avalia o secretário da Sejus, Jefferson Ribeiro.

    Lei

    A Câmara Legislativa aprovou, em agosto de 2013,  o Projeto de Lei que proíbe o comércio de armas de brinquedo no DF. O PL é uma das principais ações do projeto Arma não é Brinquedo. Dê livros. O texto foi sancionado pelo governador Agnelo Queiroz e está em processo de regulamentação. O Distrito Federal foi a primeira Unidade da Federação a adotar tal medida.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img