MAIS
    HomeNotasPastor europeu e punk rock cruza fronteiras geográficas, emocionais e espirituais em...

    Pastor europeu e punk rock cruza fronteiras geográficas, emocionais e espirituais em livro

     

    Diário de viagem “Arame Farpado no Paraíso”, do escritor português Tiago Cavaco, apresenta reflexões e provocações sobre experiência vivida de um europeu que visitou o Brasil

    Segundo o romancista americano Paul Theroux as pessoas leem literatura de viagem porque pretendem visitar o local ou porque nunca viajariam para o determinado destino. Há muitas razões para conhecer o Brasil e outras tantas para evitá-lo. Quem esteve no país para cumprir uma agenda de compromissos, mas que empreendeu uma jornada de reflexões e provocações foi o escritor, pastor, músico e jornalista português, Tiago Cavaco.

    O relato impressionante pela sutileza de raciocínio, sensibilidade, compreensão da realidade e acidez é a obra Arame Farpado no Paraíso: O Brasil visto de fora e um pastor visto de dentro, lançamento da Editora Mundo Cristão. A narrativa ultrapassa as fronteiras geográficas, emocionais e espirituais e apresenta, em detalhes, a viagem que Tiago fez para divulgar livros e visitar igrejas, mas que acabou sendo muito mais que um mero passeio turístico.

    Pastor da Igreja da Lapa, em Lisboa – Portugal, o autor é reconhecido por textos de estilo provocante. Trata-se de um livro paradoxal dentro de um atípico campo de atuação: a carreira paralela de roqueiro e pastor, sem estereótipos ou rótulos. Uma pequena amostra de que é possível ser comprometido com as dimensões do evangelho sem abrir mão do melhor da cultura, da literatura, da música e da arte.

    Arame Farpado no Paraíso é mais do que um choque de cultura e crenças. Tiago Cavaco emociona nos detalhes (alguns aparentemente corriqueiros aos brasileiros), mas também se assusta com a tranquilidade que a população demonstra ao relatar histórias de crime e tragédia. Apesar disso, ele admira a afetividade calorosa, que parece deixar toda a vida brasileira mais leve, apesar do caos. 

    “Os brasileiros estão tão habituados à violência que só podem falar dela com naturalidade. Não gostar de falar de um assunto é geralmente um luxo de quem julga que o pode evitar. Os portugueses preferem não saber do risco que correm porque talvez assim não precisem lidar com ele” (p. 149)

    Ficha técnica:
    Livro: Arame Farpado no Paraíso: O Brasil visto de fora e um pastor visto de dentro
    Autor: Tiago Cavaco
    Editora: Mundo Cristão
    ISBN: 978-65-86027-61-7
    Páginas:  240
    Formato: 14×21
    Categoria: Espiritualidade
    Preço: R$ 49,90
    Link de venda: Amazon e E-commerce Mundo Cristão

    Sobre o autor: Tiago Cavaco é pastor da Igreja da Lapa, em Lisboa, Portugal. É formado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Músico, compositor e cantor, fundou, com Samuel Úria, a editora musical FlorCaveira. Escreve regularmente em seu blog Voz do Deserto (vozdodeserto.blogspot.com). É casado com Ana Rute e pai de Maria, Marta, Joaquim e Caleb.

    Páginas do autor:
    Blog: http://vozdodeserto.blogspot.com/
    Instagram: https://www.instagram.com/cavacotiago

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img