MAIS
    HomeUtilidade PúblicaSaúde realiza ação contra a dengue em Planaltina pela segunda vez este...

    Saúde realiza ação contra a dengue em Planaltina pela segunda vez este ano

    Objetivo é retirar o lixo das casas para eliminar possíveis criadouros do mosquito

    dengue3

    Agentes da Vigilância Ambiental e Agentes Comunitários de Saúde visitam diversas residências do Setor Tradicional Norte, Buritis II e III de Planaltina, entre os dias 12 a 14 de março, para intensificar o combate à dengue. O objetivo é retirar o lixo das casas para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa é a segunda ação em Planaltina este ano.

    Uma ação envolvendo o Grupo Executivo Intersetorial de Gestão de Prevenção e Controle da Dengue (Geiplandengue), formado pela Coordenação Regional de Saúde de Planaltina, Administração Regional de Planaltina, SLU, Regional de Ensino, Bombeiros, Policia Militar, Agentes de Vigilância Ambiental, Agentes Comunitários e Agefis intensificam as atividades e ações contra a doença na região, e orientam a população na limpeza das casas e quintais para evitar a doença.

    Dos dias 12 ao 14 de março, uma equipe além de entregar panfletos informará o local e a data de recolhimento do lixo. No sábado, 15, um carro de som anunciará pela cidade a ação. E nos dias 17 e 18 no Setor Tradicional Norte e 19, 20 e 21 nos Buritis II e III, o descarte será recolhido pala Administração Regional de Planaltina e funcionários do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

    Para a coordenadora do Geiplandengue de Planaltina, Maria Clara Porto, a divulgação ocorrerá casa a casa, com entrega de panfleto informativo sobre o manejo ambiental explanando sobre o que deve ser retirado das casas, ou seja, resíduos albergadores de água e possíveis focos do Aedes Agypits, e entrega de material educativo sobre a dengue. “Eles podem colocar esses objetos na porta de casa que nós vamos retirar”, explicou Maria Clara.

    E também será realizada a fiscalização das ruas dos setores visitados pela operação “pente fino” dos caminhões e garis, e posteriormente pelos fiscais da Agência de Fiscalização (AGEFIS). E segundo a coordenadora do Geiplandengue, todos os moradores que persistirem em colocar ou manter os resíduos nas portas de sua casa após a data estipulada para o manejo, serão notificados e orientados quanto à importância do cumprimento dos prazos. “Com isso, objetivamos educar a população para a importância da ação conjunta com os órgãos durante o manejo”, afirma.

    A coordenadora geral de saúde de Planaltina, Mônica Rocha Rodrigues, relata que a mobilização foi decidida a fim de disseminar a importância da prevenção da doença. E ressalta que a ideia é agir preventivamente. “Para combater a dengue, precisamos contar com a participação da população. É fundamental que as pessoas colaborem para evitarmos mais casos”, conclui.

    Por Tatiane Gomes, da Agência Saúde DF

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img