ARTESÃOS DA TORRE AGUARDAM PARECER DO TJDFT

0
11

A Associação dos Artesãos da Feira de Artesanato da Torre de TV – AFTTV, entrou com um pedido de liminar por meio de um Mandado de Segurança contra o Decreto do Governador Agnelo que “regulamentou” o “sorteio” e a transferência dos artesãos que está em andamento na Feira da Torre de TV. Mas afinal, para que serve um mandado de segurança? Vamos ver um pouquinho de Direito:

“A finalidade principal do mandado de segurança é a correção de ato ou omissão das autoridades, para sanar-lhes das doenças da ilegalidade ou do abuso de poder.

Uma vez impetrado o mandado de segurança, o impetrante poderá se valer do seu “pronto-socorro”, que é a medida liminar, cuja finalidade é precisamente a de evitar um dano irreparável ao direito de quem a postula, é provi­dência anterior, provisória, que não implica em julgamento definitivo, bastando para a sua concessão a aparência de um bom direito e a remota possibilidade deste direto vir a ser prejudicado caso a medida não seja concedida (periculum in mora e o fumus boni iures).

Esse aspecto é importante porque “ao despachar a inicial, o juiz ordenará que se sus­penda o ato que deu motivo ao pedido, quando for relevan­te o fundamento e do ato impugnado puder resultar a inefi­cácia da medida, caso seja deferida”. Estando o pedido de medida liminar compatível com o pedido de segurança e estando presentes os requisitos para o seu deferimento, esta não poderá deixar de ser concedida.

Diante da celeridade do procedimento e da sua precedência às demais ações, o mandado de segurança se tornou o mais absoluto meio de se acabar com as ilega­lidades e abusos de poder cometidos pelos servidores e agentes públicos bem como, pelos particulares que este­jam praticando atividades públicas ou no desempenho de funções públicas, devendo ser muito mais utilizado pelos governados, numa plena demonstração de cidadania.”

Muito bem. Precisamos de pressa pois as irregularidades estão se consolidando. O pedido foi feito em caráter de urgência… Agora, veja como está o andamento processo no Tribunal de Justiça do DF e Territórios:

Orgão : Conselho Especial (Palácio da Justiça – Térreo)
Processo : MSG 2011 00 2 007188-9
0007188-92.2011.807.0000 (Res.65 – CNJ)
Assunto : Liminar
Origem : DECRETO Nº 3284, DE 08 DE ABRIL DE 2011
Impetrante(s) : AFTTV ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS, ARTISTAS PLÁSTICOS E MANIPULADORES DE ALIMENTOS DA FEIRA DA TORRE DE TELEVISÃO
Advogado : DAISY MARIA LUSTOSA DO AMARAL
Informante(s) : GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL
Advogado :
Relator : Des. J.J. COSTA CARVALHO
Notas Taquigráficas
Andamentos

Receba gratuitamente os andamentos processuais, clicando aqui

Data/Hora Andamento
25/04/2011 13:45:14 CONCLUSÃO RELATOR
Magistrado : Des. J.J. COSTA CARVALHO
19/04/2011 19:02:15 RECEBIMENTO
Remetente: SERVICO DE AUTUACAO DE PROCESSOS ORIGINARIOS-SERPOR
19/04/2011 18:58:27 REMESSA AO ÓRGÃO JULGADOR
Órgão: Conselho Especial
19/04/2011 18:55:19 DISTRIBUIÇÃO
Relator : Des. J.J. COSTA CARVALHO
Tipo : DISTRIBUIÇÃO ALEATÓRIA
Órgão: Conselho Especial
19/04/2011 18:53:21 REMESSA A OUTRO ÓRGÃO
Destinatário: SERVICO DE DISTRIBUICAO DE PROCESSOS 2a INSTANCIA – SERDIP
19/04/2011 18:53:21 AUTUAÇÃO

Vamos aguardar… apreensiva e pacientemente.
AFTTV – ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DA FEIRA DE ARTESANATO DA TORRE DE TV.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui