Celina Leão homenageia professores e lembra a importância da Educação

0
4

celinaleao19 

A deputada Celina Leão (PDT) homenageou os professores pela passagem do  seu dia na tarde desta terça-feira (15), durante o comunicado de parlamentares na Câmara Legislativa.  A parlamentar  destacou a  importância destes profissionais no processo de transformação do país e lembrou o drama da menina Malala Yousafzai, a paquistanesa que desafiou os talibãs para estudar e acabou baleada. “A consciência da importância da educação chegou lá no Paquistão, a menina quase foi morta e passou meses no hospital, mas de forma surpreendente ela estava firme no parlamento falando sobre a importância da educação. Essa atitude precisa ser refletida em nosso país também, porque embora tenhamos direito à educação, ela  não é para todos, é direito universal, mas nem todos tem acesso a esse direito”, lembrou Celina.

 

A parlamentar discorreu sobre a força de vontade da jovem de 16 anos para estudar, e doi ataque motivado  por  ela se destacar entre mulheres que lutavam pela educação quando passou a escrever um blog, “Diário de uma Estudante Paquistanesa”, no qual falava sobre sua paixão pelos estudos e as dificuldades enfrentadas no Paquistão sob domínio do talibã.

 

A parlamentar destacou que quase um ano depois do atentado a jovem, que hoje vive na Grã-Bretanha, não desiste da luta e reage com força durante entrevista à “BBC”:

“Eles pensaram que a bala iria nos silenciar, mas eles falharam”, disse em um discurso no qual pediu mais esforços globais para permitir que as crianças tenham acesso a escolas. “Nossos livros e nossos lápis são nossas melhores armas”, disse ela na oportunidade. “A educação é a única solução, a educação em primeiro lugar”.

“Os terroristas pensaram que eles mudariam meus objetivos e interromperiam minhas ambições, mas nada mudou na vida, com exceção disto: fraqueza, medo e falta de esperança morreram. Força, coragem e fervor nasceram”, completou.

 

Celina Leão observou que a jovem fez um discurso emocionante no parlamento do Reino Unido. “Vê-la falar do desejo de estudar é inspirador, ela está em busca de um mestre de um educador e quase pagou com a própria vida, mas não desanima de lutar por seu desejo, de ver a educação como um direito e todos em seu país”, ressaltou a deputada.

 

Celina afirmou que a paquistanesa,  Malala, é uma   inspiração para ela, que acredita na educação. “Já conseguimos democraticamente o direito à educação, mas é necessário que esta educação seja plena, um país que luta para conseguir 10% de investimento em educação ainda tem restritos muitos direitos. Espero que os professores e a sociedade não  tenham que lutar por um investimento mínimo, mas que possamos ter garantidos os investimentos em escola de tempo integral onde nossos jovens possam ter acesso à educação de qualidade”, desabafou a deputada.

A parlamentar, também,  lembrou durante seu discurso de uma recente visita que fez ao Condomínio Sol Nascente de Ceilândia, onde o lixo fica a céu aberto e um buraco de 17 metros  foi fechado com lixo de variados tipos, causando mau-cheiro e um visual lastimável. A falta de coleta, segundo Celina, piora a situação. “O lixo fica no caminho que as crianças percorrem para chegar à escola. Como transformar o Sol Nascente, o DF e o Brasil? Só com educação, mas não uma educação mínima,  onde a população chega com um pires pedindo investimento de 10%. Falo de uma educação de verdade onde a população poderá usufruir da cidadania e do direito a educação”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui