MAIS
    HomeDistrito FederalChico e Agnelo no Gama

    Chico e Agnelo no Gama

    O deputado Chico Vigilante, líder do Bloco PT/PRB, participou na manhã de hoje (15), junto com o governador Agnelo Queiroz, de um café da manhã, com cerca de cem empresários do Gama.  Na verdade, um bate-papo entre eles para falar das necessidades da cidade, os anseios dos empresários por fomento no comércio local visando a autossuficiência da cidade. O café da manhã foi organizado pelo administrador regional, Adauto Rodrigues, e o deputado Chico Vigilante, a exemplo do que aconteceu há duas semanas na Ceilândia, quando Chico e Ary de Almeida também reuniu o governo e os empresários  para discutir sobre os problemas estruturais da cidade.

    Também participaram da reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Hermano Carvalho, a quem o governador delegou a responsabilidade por agilizar os processos dos empresários do Pró-DF/ADE do Gama, Hermano Carvalho; o secretário de Fazenda, Adonias dos Reis Santiago, presidente da Novacap, Nelson Martorelli, deputados distritais e federais, o presidente do BRB, Paulo Evangelista e o promotor-chefe do Ministério Público do Gama, Wanderley.

    Os empresários pediram medidas que visem à aceleração nos processos do Pró-DF, fomento para o comércio na cidade, reclamaram dos problemas estruturais da cidade, e mais desenvolvimento econômico e autonomia para o Gama. Eles também pediram atenção especial ao PDL do Gama, que ainda não saiu do papel.

    Chico Vigilante destacou a quantidade de realizações deste governo, entre elas as obras lançadas, as que estão em execução e as que estão para serem construídas até 2014.  Segundo Chico, a reunião de hoje foi realizada antes do lançamento da 2ª etapa do Programa Asfalto Novo na cidade, como aconteceu na Ceilândia, para que os empresários e o governador tivessem tempo de conversar e os comerciantes fazerem sugestões para a cidade.

    O parlamentar relembrou os 11 anos de governo do PT, dois mandatos do presidente Lula com mais três anos da gestão da presidenta Dilma Rousseff. Segundo Chico, um projeto que no início foi olhado com muita desconfiança, mas que deu tão certo e aí está proposto. Conforme Chico Vigilante, o PT mudou a realidade do Brasil com um projeto vitorioso. . “O empresariado do Gama estão com a vida atrasada em mais de 20 anos, mas estamos buscando todos os caminhos para resolver”, destacou.

    “Agora estamos discutindo mais uma vez a continuação deste projeto para o Brasil”, observou. E comparou o panorama nacional com a atual realidade do DF. “Depois de 12 anos de atraso, com governos que faziam questão de deixar Brasília inadimplente, sem fazer convênios que precisavam para evitar a fiscalização e com isso não precisavam prestar contas, nós mudamos isso”, disse Chico.

    O GDF passou os dois primeiros anos colocando ordem na casa, segundo observou Agnelo Queiroz, para em seguida fazer os investimentos que precisavam.  Destacou as principias ações realizadas em diversas áreas e a retirada do DF de todos os cadastros negativos. Ou seja, o DF deixou de ter o nome sujo e pode contrair empréstimos para mais e maiores investimentos em diversas áreas, como obras de infraestrutura. E citou como exemplo, o Proinveste, uma aquisição de R$300 milhões para junto ao BNDES, que visa aumentar a capacidade de investimento do Distrito Federal para viabilização de despesas. Empréstimo que só é possível de fazer estando sem qualquer restrição no cadastro.

    O governador ainda citou os investimentos realizados na saúde, que teve uma injeção de mais de 13 mil servidores contratados. Também a reestruturação da carreira dos servidores público; o fortalecimento do banco BRB, que voltou a dar lucro; a Secretaria da fazenda que voltou a arrecadar. Agnelo Queiroz ainda relembrou que antigamente a preocupação dos governos era com a expansão da terra de forma desordenada, mas que este governo preocupa-se com geração de emprego e renda e dar qualidade de vida com dignidade e cidadania à população.

    A realização da primeira licitação para um novo sistema de transporte público foi citada pelo governador como uma das principais iniciativas deste governo. Depois de 50 anos. “Foram quase 200 liminares derrubadas na Justiça”, destacou. E reafirmou o compromisso com a população do Gama.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img