Chico entrega título de cidadã honorária à Dhi Ribeiro em homenagem ao Dia do Samba

0
7


O deputado Chico Vigilante participou na noite de hoje (03/12), de sessão solene em homenagem ao samba. Na ocasião, o deputado entregou, juntamente com a deputada Eliana Pedrosa (PSD), autora da sessão, o título de cidadã honorária de Brasília à cantora Dih Ribeiro.

 

Chico Vigilante disse que ao ser convidado pela deputada Eliana para dividir com ela a sessão, “topou” na hora. E destacou que sempre foi envolvido com o movimento sindical e que a luta de quem milita pelo carnaval no DF não é diferente.  “Conheço muita gente que fez desta luta, o carnaval no DF, um verdadeiro sacerdócio”, destacou Chico. E relembrou nomes como o de Passarico e do Brigadeiro, este último hoje com 93 anos.

Chico relatou o seu primeiro contato com o carnaval, a escola de samba Fantoche do Setor O, que nem existe mais, e tempos depois, o Acadêmicos da Asa Norte. “Não tem sensação melhor do que aquela, estar em cima do carro de uma escola de samba”, destacou.

O Distrito Federal tem importância estratégica no país com mais de cem representações diplomáticas. “Portanto, Brasília precisa representar efetivamente a cultura brasileira, este verdadeiro caldeirão. A capital do rock tem que ser também a capital do samba”, disse. O parlamentar se disse conhecedor e acompanhador da luta dos lideres de escolas de samba, todo ano no DF para conseguir fazer o carnaval. E observou que apesar das piadinhas muito comum sobre a verba liberada para as escolas de samba, como desperdício, ele defende que a saúde precisa sim de investimento, o transporte,a  segurança, a educação. “mas cultura também é educação e, portanto, precisa de recurso e investimento”, ressaltou.

Segundo o deputado, o carnaval faz parte da nossa essência, de norte a sul do País. “Esta questão da cultura une a todos nós nesta casa. Não tem governo nem oposição. O nosso objetivo é fazer com que esta manifestação do povo brasileiro se firme também no DF”, garantiu.

“Portanto, nada melhor para isso nem mais justo do que entregar o título de cidadã honraria à Dih Ribeiro, esta grande artista, um expoente de uma das nossas melhores raízes, o samba. Esta artista completa, que é cantora, compositora e atriz, nascida em Nilópolis, no Rio de Janeiro, mas que é uma brasiliense de coração”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui