MAIS
    HomeDistrito FederalGDF Junto de Você chega a Taguatinga

    GDF Junto de Você chega a Taguatinga

    Cidade recebe governo itinerante às vésperas de celebrar seu 56º aniversário. O objetivo do programa é fortalecer os laços e o diálogo com a comunidade
    LUCIANO COSTA
    Jornal da Comunidade

    Taguatinga

    Foto: Toninho Tavares
    Completando 56 anos, Taguatinga ganhou um presente do governo: o GDF Junto de Você, para atender os anseios do povo
    Às vésperas de comemorar seu 56º aniversário, Taguatinga recebe o programa GDF Junto de Você que visa estreitar os laços entre o governo e a população e fomentar o diálogo levando às regiões administrativas, os diversos órgãos que compõem a administração pública. Entre as atividades programadas estão inaugurações de obras, atendimento básico, palestras e oficinas. A agenda marca o início das comemorações do aniversário da cidade, a ser celebrado no próximo dia cinco de junho.

    O governador Agnelo Queiroz, juntamente com o vice-governador Tadeu Filippelli e vários secretários de Estado, iniciaram na sexta-feira (30), os trabalhos da 10ª edição do programa na arena principal da estrutura montada no Setor C Norte, Área Especial, ao lado do Fórum, em Taguatinga.

    Durante a cerimônia de abertura, foram assinadas ordens de serviço para a realização de obras de revitalização das praças do Bicalho e do DI, a construção de calçadas no Parque Vivencial da QNL e reforma do calçadão do Pistão Norte. Também foi autorizada a recuperação de 19 parques infantis da cidade e a criação da rede de captação de águas pluviais da Quadra 38, do setor QND.

    O governador aproveitou a ocasião para anunciar a instalação de vias marginais no Pistão Sul no trecho entre o metrô e a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), obra classificada por ele como histórica para a cidade. Também foi anunciado o prolongamento da faixa reversa da Estrutural até a Comercial Norte, ação que deverá dar maior fluides ao tráfego de veículos na região nos horários mais críticos. Agnelo anunciou ainda, o lançamento do edital de licitação para a implementação de uma terceira faixa de rolamento no Pistão Sul. “São conquistas históricas para Taguatinga”, destacou.

    Entre as melhorias estruturais, para o transporte, foi autorizada a reforma dos terminais rodoviários do setor M Norte e de Taguatinga Sul. Na saúde, inaugurada a sala de procedimento urológico e reinaugurada a Unidade de Odontologia e Otorrinolaringologia e sala de infusão de quimioterapêuticos do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Também foi inaugurada a nova iluminação da Avenida Norte, Pistão Sul e Norte, região central, HRT e Fórum. O programa asfalto novo também integra o pacote de benfeitorias.

    Além disso, foi assinado um decreto de tombamento do Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (Cemeit), um reconhecimento pela importância da instituição para a história e para a população da região administrativa do DF. Ainda foram anunciados mais investimentos em recursos humanos com a contratação de novos professores para a Secretaria de Educação, atendendo, em especial, a demanda dos participantes do programa Ginástica nas Quadras que estiveram presentes no local.

    Na abertura do evento, foram entregues, de maneira simbólica, cinco cartas de crédito do Prospera DF, programa de microcrédito produtivo orientado da Secretaria de Trabalho, que tem por objetivo fortalecer os empreendimentos de baixa renda dos setores populares, informais e formais das áreas urbanas e rurais. Ao todo o programa já contabiliza R$ 14 milhões em investimentos no setor. Os feirantes também foram beneficiados com a concessão de 97 permissões para a instalação de novos postos.

    Por meio da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), foram concedidas 45 escrituras definitivas a antigos moradores da cidade que aguardavam há anos pelo documento. “Nossa população espera por essas escrituras há mais de 50 anos e agora os moradores passarão a ter o documento definitivo. Ele é a garantia da propriedade e permite que os pais passem a propriedade para os filhos. Essa é uma verdadeira cruzada da regularização”, destacou o governador.

    Por ser um programa de cunho social, os beneficiados com as escrituras terão isenção do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que representa 2% sobre o valor do imóvel. Para o servidor Hugo Ales de Souza, 65 anos, essa entrega pôs fim a uma espera de muitos anos. “Agora, eu vou existir. Sem o documento, era como se eu não existisse”, ressaltou.

    Também foi realizada a entrega simbólica do Cartão do Idoso. Objetivo é garantir o livre acesso ao transporte coletivo. O documento não é obrigatório e permite que os usuários possam cruzar a roleta de modo que possam ocupar outros assentos que não sejam necessariamente os destinados ao público com prioridade. “Tenho o cartão do Rio de Janeiro, cidade onde nasci, e não tinha o daqui. Já fiquei de pé dentro do ônibus num trajeto de quase uma hora e não acho digno. Estava até fazendo um ofício para pedir esse benefício, que já veio”, comemorou a aposentada e líder comunitária Arlene Constança, 73 anos. A expectativa é de que entre 13 e 15 mil idosos acima de 65 anos, sejam beneficiados com o novo sistema.

    Serviços
    A estrutura oferece os seguintes serviços: assessoria do Na Hora, Defensoria Pública, Companhia Energética de Basília (CEB), Companhia de Água e Esgoto de Brasília (Caesb) e Banco de Brasília (BRB). Entre os atendimentos oferecidos à população estão, ainda, consultas médicas da Carreta da Mulher, consulta do andamento do pedido do CPF, consulta da situação cadastral do CPF e/ou do CNPJ, Certidão Conjunta da Receita Federal, Certidão Negativa Militar, nada Consta Civil e Criminal da Justiça Federal, Certidão de Quitação Eleitoral, Certidão de Crimes Eleitorais, consulta ao título de eleitor, consulta de endereço de cartórios, certidão trabalhista.

    Governo renova 90% da frota de ônibus
    Foram entregues na sexta-feira (30), em Ceilândia, 30 ônibus articulados zero quilômetro operados pela Viação Marechal. Com essa entrega, o Governo do Distrito Federal alcança a marca de 2.364 coletivos novos, o que corresponde a 90% do total de 2.628 da nova frota. Os veículos, que transportarão até 130 passageiros, começam a circular no domingo (1º). Do total, 24 ônibus atenderão usuários do Setor P-Sul, e seis vão circular no Guará.

    “Até o fim de junho, teremos trocado 98% da frota. Após a renovação, a segunda etapa é fazer a integração: a população usa mais de um transporte pagando por uma só passagem. Também vamos aperfeiçoar as linhas, para ter regularidade e horário certo”, explicou o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, após a entrega, acompanhado do vice, Tadeu Filippelli.

    Os veículos da Marechal são da cor laranja e circulam na Bacia 5. Parte deles atende Taguatinga, Park Way, Ceilândia, Guará e Águas Claras. Ao todo, a empresa opera com 464 ônibus para atender essas regiões, conforme previsto na licitação para renovação do sistema de transporte público do DF.
    Já receberam ônibus da nova frota: Brazlândia, Candangolândia, Estrutural, Ceilândia, Cruzeiro, Fercal, Guará, Itapoã, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho I e II, e Varjão.

    Os novos veículos emitem 180 vezes menos partículas poluentes do que os atuais; têm monitoramento por GPS, câmeras de vigilância e aviso sonoro ao motorista sobre ocorrências como porta aberta e velocidade acima do permitido. Também possuem monitores de TV, ar-condicionado, câmbio automático, aviso luminoso traseiro da velocidade do veículo, plataforma de embarque e desembarque para pessoas com deficiência, piso interno antiderrapante, portas mais largas e bancos e encostos de cabeça estofados.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img