HRT oferece mais de 86% de Práticas Integrativas em Saúde

0
14

Automassagem, tai chi chuam, lian gong e shantala estão entre as atividades

 

 

A Regional de Saúde de Taguatinga (HRT) destaca-se como uma das regionais a oferecer mais de 86% de ações voltadas as Práticas Integrativas em Saúde (PIS).

A proposta do Ministério da Saúde é de que cada regional ofereça 60% de atividades de PIS até 2013. Das 15 regionais de saúde, os Hospitais de Taguatinga (HRT), Ceilândia (HRC), Asa Norte (Hran), Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II e Park Way superam a meta.

Entre as atividades oferecidas pela Regional de Saúde de Taguatinga estão a automassagem, tai chi chuam, lian gong, shantala, terapia comunitária, reiki, homeopatia, acupuntura e fitoterapia.

Segundo a coordenadora da PIS do HRT, enfermeira Maria Lara, independente da prática escolhida pelo usuário, os fundamentos são os mesmos: qualidade de vida, promoção a saúde e prevenção das doenças.

“As práticas não são apenas para pessoas saudáveis, mas também, para aqueles que tenham um processo patológico, onde poderá ser integrado o tratamento tradicional com as PIS, visando o restabelecimento da saúde física e mental”, diz Lara.

De acordo com a coordenadora com relação as PIS, a meta estabelecida pelo DF até 2013 é de 60%. O HRT já superou a meta.

As unidades básicas, ambulatório, centros de saúde, estratégia saúde da família, unidade mista, Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) contam com atividade da PIS.

“Todas as quartas-feiras, às 10h, estamos levando a automassagem aos frequentadores do Taguaparque, localizado no Pistão Norte. As práticas homeopáticas, acupuntura e reiki devem ser agendadas por se tratar de um atendimento individual”, destaca Maria Lara. Para ela, todas as práticas não têm limite de idade, a não ser a shantala que é só para bebês.

PIS

As Práticas Integrativas em Saúde são tecnologias em saúde que se fundamentam na visão do ser humano como ser indivisível, complexo e organizado em sistemas multidimensionais integrados (físico, afetivo, mental e espiritual) e articulado com as dimensões sociais, etnocultural, ecológica e ética.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui