LULA SE IRRITA COM CRÍTICAS INDIRETAS DO STF

0
13

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou nesta sexta-feira recados ao Supremo Tribunal Federal (STF) de que não vai mudar de opinião e que não vai agir sob pressão.

Ou seja, só depois das eleições presidenciais ele vai nomear um novo ministro para o lugar de Eros Graus, que se aposentou em agosto, ao completar 70 anos.

Segundo assessores, Lula mostrou não ter gostado das cobranças públicas feitas por ministros do Supremo na madrugada desta sexta-feira, durante a votação do recurso sobre a validade da Lei Ficha Limpa apresentado pelo ex-governador Joaquim Roriz (PSC-DF).

De acordo com relatos, Lula não gostou, principalmente, do comportamento do presidente do STF, ministro Cezar Peluso.

Isso porque, para o Planalto, Peluso teria tentado transferir para Lula o desgaste político e a responsabilidade pelo fato de a Suprema Corte não ter superado o impasse e chegado a um veredicto em relação à Lei da Ficha Limpa. 

Na sessão, o presidente do STF disse que o tribunal não era responsável pelo cargo vago de ministro e chegou a sugerir que os ministros adiassem a decisão sobre a vigência da Lei da Ficha Limpa até que o novo ministro fosse nomeado.

A votação do caso Roriz terminou empatada em 5 x 5 , e os ministros não conseguiram encontrar um critério para resolver o racha entre eles.

Peluso foi além na sua argumentação, ao defender que, se o novo ministro não fosse nomeado por Lula antes da diplomação dos candidatos eleitos em outubro, o plenário voltasse a se reunir para tratar do caso de Roriz.

Ou seja, o presidente do STF mandava um recado de que Lula tinha que agir logo.

Nas palavras de um colaborador direto, o presidente avisou que não vai aceitar um ultimato de Peluso. Na madrugada desta sexta-feira, o presidente do STF afirmou que a sociedade sabia que o Supremo estava num impasse e que não era culpa do tribunal.

Leia mais em Lula se irrita com críticas indiretas do STF em O Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui