Evento será dia 24 de outubro, às 9h00, em Brasília, e terá como palestrantes Luiz Henrique Mandetta, Ministro da Saúde, Rogério Marinho, Secretário Especial da Previdência Social do Ministério da Economia, e Armínio Fraga, fundador do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS)
Haverá uma coletiva de imprensa às 8h30, no mesmo local.
O 5◦ Fórum da FenaSaúde, o primeiro realizado em Brasília, irá aprofundar o debate sobre os rumos da saúde no Brasil, pois o sistema de saúde em todo o mundo enfrenta o grande desafio da sustentabilidade.
Seja qual for o modelo adotado – público, privado ou misto –, todos os países precisam lidar com o mesmo descompasso. De um lado, os custos crescentes da saúde, de outro, as limitações de orçamento e renda. Esse descompasso, que se amplia ano a ano, tem como principais causas o envelhecimento populacional, a ampliação da incidência de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, e o surgimento de novas e dispendiosas tecnologias de tratamento.
Diante desse cenário, a FenaSaúde apresentará sugestões para viabilizar mais acesso e qualidade no atendimento à população e, ao mesmo tempo, favorecer a sustentabilidade do sistema.
A FenaSaúde representa 15 grupos de operadoras de saúde responsáveis pelo atendimento a mais de 26 milhões de brasileiros, o que representa cerca de 36% do total de beneficiários de planos de saúde no País.


