Séries Política: modo de usar e Política: modo de fazer serão disponibilizadas on-line gratuitamente

0
62
Com conteúdo do Instituto Update e coprodução Maria Faria Filmes e GloboNews, séries disponíveis na plataforma Videocamp mostram formas inovadoras de fazer política na América Latina

Coproduzidas por Instituto Update, Maria Farinha Filmes e GloboNews, as séries Política: modo de usar e Política: modo de fazer estarão disponíveis gratuitamente para serem assistidas on-line na plataforma Videocamp de 8 a 31 de julho. Baseadas em pesquisas do Instituto Update, elas revelam iniciativas que vêm mudando a política em diversos países da América Latina e também nas periferias brasileiras. Seus oito episódios, exibidos originalmente em 2017 e 2018, seguem relevantes e atuais ao, em ano de eleição, reforçar a esperança na política como ferramenta de transformação. Para assistir aos episódios basta acessar http://bit.ly/SériesEmergênciaPolítica e se cadastrar.

Organização da sociedade civil que pesquisa e fomenta políticas emergentes na América Latina, o Instituto Update em 2015 mapeou 700 ações em toda a região. No ano seguinte, dois de seus fundadores, Beatriz Pedreira e Rafael Poço, viajaram por 11 países (México, Guatemala, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Brasil) para conhecer de perto esses trabalhos. O resultado foi o mais abrangente levantamento já realizado sobre inovação política na região, Emergência Política América Latina, transformado na série Política: modo de usar .

São quatro episódios que, com direção de João Wainer, acompanham o roteiro de Beatriz e Rafael. Eles mostram como pessoas comuns podem se tornar agentes da mudança, explicam o uso de ferramentas tecnológicas e redes sociais para aumentar a transparência do fazer político, detalham a adoção de novas práticas a serviço do bem comum por parte dos órgãos públicos e trazem exemplos de brasileiros que lançam um novo olhar sobre a política.

A segunda jornada aconteceu por inteiro dentro do próprio Brasil. O projeto Emergência Política Periferias identificou mais de 400 iniciativas dedicadas a aproximar cidadãos e cidadãs da política institucional, dando origem à temporada Política: modo de fazer.

São mais quatro episódios que, em visitas a aceleradoras de empresas, laboratórios de dados, agências de assistência jurídica e coletivos jornalísticos em comunidades de diversas partes do país, destacam práticas e dão voz a pessoas que estão ajudando a mudar realidades a partir dos próprios territórios. A direção ficou a cargo da cineasta Yasmin Thayná e de Cristina Aragão, supervisora de programas da GloboNews.

A plataforma Videocamp, que possibilita sessões gratuitas de filmes com potencial de impacto, sempre incentivou o encontro de pessoas para que juntos pudessem refletir sobre temas socialmente relevantes. Entretanto, para seguir as regras de isolamento recomendadas, o Videocamp abre a possibilidade de os usuários realizarem sessões individuais.

A primeira pesquisa e temporada da série teve o apoio de Fundação Tide Setubal, BMW Foundation, Fundação Arymax, Instituto Betty e Jacob Lafer, Oak Foundation e Open Society Foundations. Já Emergência Política Periferias e a segunda temporada foram realizadas em parceria com a Fundação Tide Setubal.

Instituto Update
O Instituto Update é uma organização da sociedade civil que pesquisa e fomenta a inovação política na América Latina – novas práticas políticas que aproximam cidadãs e cidadãos da política, combatem desigualdades, enfrentam a emergência climática e fortalecem a democracia -, com foco principal na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México. Os projetos são desenvolvidos a partir de duas estratégias: gerar visibilidade e impulsionar a viabilidade desse ecossistema.

Maria Farinha Filmes
Há mais de 10 anos contando histórias com o objetivo de despertar grandes mudanças, a Maria Farinha Filmes já produziu mais de 25 filmes, séries e outros formatos que impactaram milhões de pessoas em todo planeta. A primeira produtora da América Latina a receber o certificado B Corp, desenvolveu projetos como Muito Além do Peso (2012), Tarja Branca (2014), O Começo da Vida (2016), Nunca Me Sonharam (2017), Ser o Que Se É(2018), Aruanas (2019), entre outros.

Sobre o Videocamp
O Videocamp é uma plataforma online que reúne filmes com potencial de impacto que podem ser exibidos por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo e de forma gratuita. A missão do Videocamp é criar caminhos para democratizar o acesso à cultura e à informação, que são direitos universais. Para os realizadores, a plataforma potencializa a formação de público e atua como ferramenta de promoção dentro da estratégia de lançamento do filme.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui