MAIS
    HomeBrasilVivência cristã do Carnaval, para além dos retiros espirituais

    Vivência cristã do Carnaval, para além dos retiros espirituais

    *Padre Willian Guimarães

    O período do Carnaval marca os dias que precedem a Quaresma, tempo por excelência de penitência e conversão. O Carnaval tem sua origem justamente nesse contexto: é a festa da carne, festa em que se celebra o sabor sensitivo dos alimentos como um símbolo que prepara os fiéis para adentrarem num tempo de maior austeridade e silêncio.

    Em muitos lugares os dias de Carnaval são vividos também em um clima de oração, reflexão e recolhimento, com vista a se alcançar uma autêntica experiência de Deus e não se perder nos excessos e desvarios tão comuns neste tempo. Uma reta e serena vivência cristã do Carnaval revela justamente seu caráter de convite à sobriedade, ao equilíbrio das paixões e sobretudo ao encontro com Deus como fonte de verdadeira e duradoura alegria.

    Somos a obra-prima da criação de Deus, criados por amor, pela bondade, pela grandeza e sabedoria de Deus. Criados justamente para amá-Lo, e sermos como Ele. Esta é nossa vocação sublime, a comunhão com Deus, a vida divina. O livro do Gênesis diz que fomos criados à imagem e semelhança de Deus, vocacionados à mesma felicidade de Deus. Este querer de Deus depende também do nosso querer e da nossa escolha pessoal.

    O pecado entra no mundo por uma escolha do homem, e não por uma escolha de Deus. A decisão de Deus a nosso respeito é a vida, a felicidade, a plenitude da comunhão com Ele. A morte e o mal entraram no mundo por uma escolha humana, e não por uma falha na criação e na bondade de Deus.

    Ele não pode fazer o mal, nem nos tenta a isso. Livremente o homem escolheu, e nós quando pecamos, escolhemos afastar-nos de Deus, escolhemos o pecado. É o dom da liberdade que nos permite escolher entre a pureza e a impureza, entre a santidade e o pecado. Deus ao nos criar livres, nunca nos obrigou a amá-Lo, Deus quer ser amado por um ato de liberdade, e não por imposição. É na liberdade que escolhemos a vontade de Deus.

    Dessa forma, os retiros de carnaval são verdadeiros oásis de encontro com Deus e de mudança de vida, boas ocasiões para se crescer na fé e no amor a Deus, bem como para se preparar bem para o tempo tão fecundo da Quaresma.

    Para além dos retiros de Carnaval, os frutos desses dias de espiritualidade, quando vividos com inteireza e intensidade, serão acertadamente maduros e saborosos. Quantas pessoas se encontraram com Deus em ocasiões como estas e desses encontros surgiram belíssimas vocações, autênticas conversões e um sem número de homens e mulheres que deram novo sentido a suas vidas a partir do genuíno encontro com Cristo, a “Alegria Encarnada”, o Único capaz de tornar pleno e feliz o coração do homem.

    *Padre Willian Guimarães é formador e vice-reitor do Seminário da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img