30% DAS CRIANÇAS APRESENTAM ALGUM PROBLEMA DE VISÃO

Nesse Dia das Crianças, os pais precisam ficar atentos quanto à saúde ocular dos filhos. Segundo o Ministério da Saúde, 30% das crianças em idade escolar apresentam algum problema de visão e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) alerta que de 3% a 10% das crianças de 7 a 10 anos do país precisam usar óculos.

celsomédicoA descoberta das deficiências para os pais, no entanto, não é tarefa fácil. De acordo com o oftalmologista Celso Boianovsky, do Oftalmed – Hospital da Visão, por falta de conhecimento os pais não percebem o problema, mas as doenças podem ser prevenidas e tratadas logo após o nascimento do bebê, evitando que alcancem estágios mais avançados. Ele explica que a dificuldade visual ocasionada por erro de refração (grau de óculos) pode permanecer para a vida toda se o problema não for corrigido entre 0 e 7 anos.

“Para evitar problemas futuros, o oftalmologista alerta os pais para que prestem mais atenção aos sinais emitidos pelos filhos pequenos. Até 2 anos, se houver lacrimejamento constante, fotofobia, olhos com cor acinzentada ou opaca. De 3 a 7 anos, havendo constante inclinação da cabeça para um lado, dores de cabeça e nos olhos com frequência, assistir TV muito próximo à tela, coçar os olhos depois de um esforço visual, são alguns dos sinais de que alguma coisa pode estar errada”, ressalta.

Já para o oftalmologista Jonathan Lake, também do Oftalmed, quanto mais precoce o diagnóstico, maiores e melhores são as possibilidades de tratamento. “A visão da criança está em formação. É nesse momento que temos que solucionar os problemas. Crianças com estrabismo, por exemplo, podem ter o problema solucionado se realizado nos primeiros anos de vida”, finaliza Dr. Lake.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui