Caminhão da Mulher rumo a Santa Maria

0
12

Caminhão da Mulher rumo a Santa MariaFoto: Roberto Barroso

Unidade itinerante deixa Ceilândia, onde realizou cerca de 2 mil exames

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher se despede, nesta sexta-feira (14), do Condomínio Sol Nascente, em Ceilândia. Essa foi a 11ª localidade do DF onde o Caminhão da Mulher foi estacionado para oferecer às moradoras da região exames de mamografia, ultrassonografia e preventivo do câncer de colo do útero. Inaugurada em 8 de março, a unidade itinerante já realizou mais de 17.600 exames até ontem.

Segundo a Secretaria de Saúde, foram atendidas mais de 1,1 mil mulheres do condomínio e realizados cerca de 2 mil exames, entre 27 de agosto e esta sexta-feira. A próxima parada da unidade itinerante é Santa Maria, a partir de segunda-feira (17). Ela deve permanecer na região por três semanas. Os próximos destinos previstos são Gama, Brazlândia e Samambaia.

O governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do secretário de Saúde, Rafael Barbosa, acompanhou o último dia de atendimentos no Sol Nascente. Ele reforçou o compromisso de sua gestão com a atenção à saúde primária dos moradores de regiões carentes.

“O objetivo da Carreta da Mulher é levar saúde até a população feminina, facilitar o acesso aos exames e, sobretudo, prevenir doenças que mais matam hoje, que é o câncer de mama e o de colo do útero”, afirmou o governador.

A subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Aratani Sudo, assegurou que as mulheres que não conseguiram fazer os exames no Caminhão podem procurar a rede pública de saúde.

Serviço – O Caminhão da Mulher funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com senhas distribuídas no início de cada turno. Para a consulta é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de residência.

O atendimento é voltado para mulheres de todas as faixas etárias, mas as mamografias são direcionadas prioritariamente àquelas com mais de 40 anos.

Acompanharam, ainda, o governador durante a visita os secretários da Mulher, Olgamir Amância, de Educação, Denilson Bento da Costa, e de Publicidade, Abimael Nunes; o deputado federal Roberto Policarpo; e os deputados distritais Luzia de Paula e Chico Vigilante.

Governador visita escola – Após visitar a Carreta da Mulher, o governador esteve no Centro de Ensino Fundamental 28, no Sol Nascente, em Ceilândia. A escola, inaugurada em 2009 e que hoje atende mais de 1.200 alunos, será ampliada para funcionar em período integral.

 

Fonte: Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui