A deputada distrital Celina Leão (PMN) apresentou ontem (16) na Câmara Legislativa, requerimento ao Secretário de Governo do DF, Paulo Tadeu (PT), que pede explicações do governo sobre a não utilização de recursos oriundos de convênio para implementação do Projeto Capital Jovem.
Celina, que foi secretária da Juventude em 2006, assinou convênio com o Ministério da Cultura, quando estava a frente da pasta, com o objetivo de implementar o projeto Capital Jovem, no valor de R$ 168.253,20. A verba foi liberada ao DF para que a secretaria pudesse fomentar projetos em artes e cultura.
Contudo, 48 horas após ter firmado o convênio, Celina deixou a secretaria. No governo seguinte, de José Roberto Arruda, a pasta da Juventude foi extinta, e os recursos do convênio foram remanejados para a Secretaria de Governo – na época, gerido por José Humberto Pires. Mas nenhum projeto referente ao Capital Jovem foi realizado.
A distrital cobrou uma resposta pela omissão do governo, que não devolveu os recursos ao Ministério da Cultura, tampouco utilizou o dinheiro disponível para a realização de ações artísticas e culturais voltadas para a juventude.
“Enquanto fui secretária, desenvolvi inúmeros projetos e busquei recursos como este, no Governo Federal. Mas o governo do DF deve prestar contas à sociedade a o Ministério de onde foi parar esse dinheiro e explicar por que não foi utilizado. Um descaso com a juventude que se privaram do Capital Jovem e, para evitar que o problema se alastre por mais um governo, peço que as explicações venham a público”, enfatizou a deputada.