Cinco deputados distritais miram presidência da Câmara Legislativa

A eleição será em 15 de dezembro. Falta de consenso na base governista pode levar a uma derrota para Rollemberg

A menos de um mês para a eleição que vai escolher os novos integrantes da Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a disputa está acirrada. Ao menos cinco nomes articulam a candidatura para o cargo mais cobiçado da cúpula da Casa. A votação será realizada em 15 de dezembro. As articulações para o pleito acontecem em um momento de grande expectativa entre os distritais: o prazo para o fim das investigações da Operação Drácon acabou ontem e o Ministério Público do Distrito Federal está finalizando a apuração de denúncias envolvendo cinco deputados.

Com o avanço das articulações, a semana reserva movimentos decisivos para os rumos do pleito. O Bloco Sustentabilidade e Trabalho, da base governista, definirá, até quarta-feira, o representante na corrida: Israel Batista (PV) ou Joe Valle (PDT). A oposição, em outra vertente, deve dar fôlego à tentativa de emplacar Wellington Luiz (PMDB), presidente da CPI da Saúde, como postulante ao cargo.
A exemplo de biênios anteriores, o quadro definitivo de concorrentes só deve ser definido dias antes da disputa. O Palácio do Buriti, inclusive, terá dores de cabeça. Entre os quatro possíveis nomes da disputa, três integram a base aliada. Assim, Rodrigo Rollemberg (PSB) terá que se impor para evitar que o racha leve o GDF a uma derrota. Tramita na Casa um pedido de impeachment do governador e cabe à presidência avaliar a admissibilidade do pedido. Uma eventual vitória da oposição será perigosa para o Palácio do Buriti.
Oficialmente, apenas Agaciel Maia (PR) lançou a candidatura. A expectativa é que o atual presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, conhecido pelo diálogo com oposicionistas e governistas, receba a bênção do chefe do Executivo local. Caso o apoio seja efetivado, o integrante do PR conquistará os votos do presidente em exercício da Câmara, Juarezão (PSB), e de Luzia de Paula (PSB). Com um discurso de pacificação, o deputado distrital já articula há algumas semanas com lideranças na Casa. “Vivemos uma fase difícil. Alguns parlamentares acreditam que aprovar projetos de iniciativa do GDF fortalece o governo e enfraquece a oposição; por isso, caem na contradição. Há a necessidade de impulsionar o diálogo e resolver as questões internas, para oferecermos um melhor serviço à população”, apontou.
Na contramão dos planos do Palácio do Buriti, o Bloco Sustentabilidade e Trabalho anunciará o nome do representante na disputa nesta semana. Israel Batista possui o melhor relacionamento com o governo de Brasília, mas Joe Valle manteve a articulação mais ostensiva durante o mês. Esta é a segunda vez que o integrante do PDT almeja a presidência da Câmara Legislativa. Em 2014, Joe pleiteou o cargo. À época, entretanto, o governador Rodrigo Rollemberg decidiu apoiar Celina Leão, que, até então, integrava o PDT. Sem a bênção do Executivo local, Joe decidiu não entrar na disputa e Celina venceu o pleito como candidata única.
O cenário não se repetirá neste biênio. Reginaldo Veras (PDT), presidente do Bloco Sustentabilidade e Trabalho, cuja composição abarca ainda Chico Leite (Rede) e Cláudio Abrantes (Rede), contatou Rodrigo Rollemberg na última semana para conversar sobre o pleito. “Pode ser um tiro no pé, mas avisei que, independentemente de possíveis determinações do Executivo local, não desistiremos do cargo”, alegou. O posicionamento reflete o descontentamento do grupo com a falta de cargos na Mesa Diretora da Câmara Legislativa, atualmente integrada por Juarezão, Raimundo Ribeiro (PPS), Júlio César (PRB) e Bispo Renato Andrade (PR).
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.
Fonte: Correio Braziliense

1 COMENTÁRIO

  1. Desse quinteto, o que podemos esperar? Do lado governista, cravo meus votos ao Agaciel, homem preparado, inteligente e de capacidade administrativa e coerente como poucos que passaram nessa casa de leis. Já na oposição, temos um jovem e determinado deputado, que vem mostrando um grande desempenho em seu segundo mandato. Weligton Luiz, presidente da CPI da saúde é uma grata supresa. Pra mim, dando AGACIEL ou o WELIGTON, a CLDF vai estar bem representada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui