MAIS
    HomeUtilidade PúblicaConcursos em época de eleição são permitidos, mas há ressalvas

    Concursos em época de eleição são permitidos, mas há ressalvas

    saladeaula
    Para serem realizados, os certames precisam ser autorizados três meses antes do pleito
    O assunto gera muito dúvida, principalmente entre os concursandos, que são os principais interessados. Mas afinal, concursos públicos em ano eleitoral podem ou não ser realizados? De acordo com o diretor do IMP Concursos, Antônio Geraldo, a regra é clara e está explícita na Lei nº 9.504/97, artigo 73, que é a Lei de Eleições.
    “Existe um desconhecimento na questão de realização de concursos e nomeações nesta época eleitoral. Mas as regras não são difíceis de serem entendidas”, explica.
    Entenda melhor as regras:
    Publicação de editais: Em relação à publicação de editais, o especialista ressalta que não há impedimento nesses períodos eleitorais. Eles podem ser lançados em qualquer época do ano.
    Nomeação: Nesse período fica proibida a nomeação de aprovados em concursos que não foram homologados até três meses antes do dia de votação, 6 de julho. A exceção fica assim: se o certame tiver homologação três meses antes das eleições, a nomeação fica liberada.
    Homologação: Pode ser em qualquer mês do ano. Inclusive, outubro, mês das eleições. Mas se ela ocorrer depois de julho, a nomeação dos aprovados fica vedada, sendo liberada em 2015.
    Posse: A posse fica autorizada a partir de 1º de janeiro de 2015 para cargos do Executivo e 1º de fevereiro cargos do Legislativo.
    Já segundo Tiago Pugsley, diretor jurídico do IMP, a lei serve para evitar o uso da máquina pública na campanha eleitoreira. No entanto, o especialista ressalta que não existe proibição quanto à nomeação de servidores para Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público (MP) e Judiciário, pois estes órgãos não têm integrantes que podem se candidatar e serem eleitos.

    Concursos para o segundo semestre de 2014:
    Edital publicado:
    1) Anatel
    2) SES/DF

    Concursos autorizados:
    1) TCU
    2) Inmet
    3) Ministério da Saúde
    4) Polícia Federal
    5) Antaq

    Concursos previstos:
    1) Abin
    2) INSS
    3) Agente penitenciário
    4) Técnico Câmara dos Deputados

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img