MAIS
    HomeDistrito FederalConheça os delegados eleitos na lista tríplice da Polícia Civil

    Conheça os delegados eleitos na lista tríplice da Polícia Civil

    Foram escolhidos Robson Cândido (11ª DP), Benito Tiezzi (Sindepo) e Gilberto Maranhão (SSP). Ibaneis deverá escolher um dos nomes

    ASCOM/ADEPOL
    Carlos Carone

    A listra tríplice com o nome dos delegados da Polícia Civil que concorrerão ao cargo de diretor-geral da corporação está definida. Foram eleitos Robson Cândido (11ª DP/Núcleo Bandeirante), Benito Tiezzi (Sindepo) e Gilberto Maranhão (SSP). Agora, o governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) deverá escolher um deles para ocupar o cargo máximo da corporação.

    A eleição ocorreu nesta quinta-feira (31/10), na sede da Associação dos Delegados da Polícia Civil (Adepol). O mais bem votado foi o diretor do Sindepo Robson Cândido, que obteve 265 votos. Na sequência, Benito reuniu 242 apoiadores e Gilberto, 170.

    Além dos três escolhidos para integrar a lista tríplice, outros delegados colocaram seus nomes à disposição: Victor Dan (23ª DP/Ceilândia),  Laércio Rossetto (2ª DP/Asa Norte), Fernando Cocito (12ª DP/Taguatinga), Sérgio Bautzer (27ª DP/Recanto das Emas), Anderson Espíndola (SSP) e Moisés Martins (1ª DP/Asa Sul).

    Perfis
    Robson Cândido
     – sempre atuou nas delegacias circunscricionais. Tem 28 anos de atividade policial, sendo oito deles em Goiás. Foi delegado plantonista em 10 cidades do DF, delegado cartorário e adjunto. Atualmente, chefia a 11ª DP, do Núcleo Bandeirante. Integrante da diretora do Sindicato dos Delegados da PCDF (Sindepo), atuou fortemente em oposição à reeleição de Rodrigo Rollemberg (PSB).

    Gilberto Maranhão – de perfil técnico e agregador, Maranhão tem ótimo trânsito entre delegados da ativa e aposentados. Destacou-se em cargos estratégicos na área de inteligência da polícia, em âmbitos local e federal. Foi responsável, por exemplo, por estruturar a Secretaria Extraordinária para Grandes Eventos, atuando na Copa do Mundo, Olimpíadas e Copa das Confederações. Atualmente, está lotado na Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.

    Benito Tiezzi – de perfil pacificador, o delegado circula bem tanto entre a atual gestão quanto na oposição. Presidiu o Sindepo durante seis anos e, atualmente, integra sua diretoria, tendo conquistado o respeito de seus colegas. Foi lotado nas delegacias do Lago Norte, Riacho Fundo e Núcleo Bandeirante. Também atuou como assessor da Direção-Geral, na gestão de Laerte Bessa e seguiu com ele para auxiliá-lo no Congresso, quando Bessa tornou-se parlamentar.

    Escolha de Ibaneis
    Desde 2012, os policiais apresentam uma lista tríplice ao governador para indicar seus quadros preferidos. No entanto, paralelamente ao trabalho do Sindepo, o Sinpol também se organiza para indicar três nomes. Assim, o emedebista pode receber duas relações diferentes e seria difícil tomar uma decisão sem arranhar a imagem com parte da categoria.

    “Assumi a lista tríplice e vou cumprir. Espero que eles cheguem a um consenso para que tanto agentes quanto delegados tenham nomes em comum”, afirmou Ibaneis.

    O gestor eleito disse que conversou com representantes do Sinpol sobre o assunto. “Pedi que pegassem os candidatos do Sindepo e fizessem uma votação. Se aparecerem nomes de consenso, nós indicaremos um deles.” Foi justamente com base nessa pré-seleção que os últimos dois diretores-gerais, Eric Seba e Jorge Xavier, chegaram ao comando da PCDF.

    Força política
    A competição fervorosa pela chefia da Polícia Civil tem justificativa: depois do cargo de governador, o chefe da corporação é considerado um dos mais poderosos na estrutura do governo. Passa pelo diretor-geral toda a sorte de informações estratégicas. Em reportagem publicada semana passada, o Metrópoles mostrou como estão os bastidores da disputa.

     

     

    Fonte: Metrópoles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img