A ação representa um piloto que será realizada nas regiões administrativas com maior índice de acidentes de trânsito envolvendo pedestres
Valquíria Cunha/Ascom Detran-DF
Na manhã da última quinta-feira (6/10), o Detran-DF lançou, por meio da Diretoria de Educação de Trânsito, o projeto piloto do “Café na Faixa de Pedestre”, que ocorreu das 5h30 às 8h, nas proximidades da Estação de Metrô, entre Setor O e Ceilândia Norte.
O objetivo do projeto é realizar a ação educativa em locais de grande circulação abordando pedestres, que serão convidados a participar de uma breve palestra de rua ministrada pelos professores da Escola Pública de Trânsito (EPT), enquanto lhes é oferecido um café no local da ação.
O Café na Faixa de Pedestre caracteriza-se como um programa educacional que visa incentivar o uso da faixa de pedestre, passarela, semáforos ou passagem subterrânea, promovendo a mobilidade urbana através de uma orientação exclusiva e direcionada aos pedestres.
O projeto piloto ainda será realizado nas regiões administrativas de Santa Maria, Samambaia e Águas Claras, locais com maior índice de acidentes envolvendo pedestres.
Os professores da EPT abordam os seguintes temas com os pedestres participantes da ação:
– Definição de pedestre;
– Andar a pé como modo de transporte;
– Conflitos enfrentados pelo pedestre;
– Recursos que evitam ou minimizam conflitos entre pedestres e motoristas;
– Relação velocidade e distância de parada;
– Probabilidade de sobrevivência do pedestre atropelado;
– A importância do ver e Ser visto;
– Os cuidados com o uso de aparelho celular ao realizar a travessia na faixa de pedestre;
– Sinal de vida.
Cronograma
A próxima ação do Café na Faixa de Pedestres será realizada das 5h30 às 8h do dia 13/10, na faixa de pedestre localizada na Avenida dos Alagados, próximo ao BRT de Santa Maria.
Enquanto as equipes da Diretoria de Educação orientam os pedestres e motoristas, as equipes da Diretoria de Fiscalização fazem o controle do tráfego