EM 2011, CPIs NA CÂMARA LEGISLATIVA DO DF

3
9

DISTRITO FEDERAL
CPIs vão explodir o ano no Legislativo

Do DF Notícias
 

A bancada de situação, exceto PMDB, pretende começar o ano legislativo de forma explosiva. Quer instalar, nos primeiros dias, duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) para apurar atos do governo passado, liderado pelo empresário Rogério Rosso: uma do Pró-DF e outra do DFTrans.

Deputados do PT, PSB, PPS, PDT e PRB querem saber por que, no apagar das luzes (29 de dezembro de 2010), o governo liberou, por intermédio do Programa de Desenvolvimento Sustentável do DF (Pró-DF), 20 hectares de terreno (200 mil metros qudrados) no Polo de Desenvolvimento JK, em Santa Maria, para empresa do Grupo Brasal, de propriedade do ex-deputado federal Osório Adriano Filho (DEM).

O autor do requerimento para a criação da CPI do Pró-DF, deputado Chico Vigilante (PT), assegura que a quantidade de concessões de terrenos subsidiados pelo GDF em 2010, durante a gestão de Rogério Rosso, superou as autorizações nos três anos da gestão de José Roberto Arruda. 

O Grupo Brasal já foi beneficiado pelo Pró-DF com a concessão de área para a instalação da fábrica da Coca-Cola, em Taguatinga Sul. Mudanças introduzidas na legislação de incentivos fiscais, no governo Cristovam, permitem a liberação de nova área para empresa já beneficiada.

Quando a unidade produtiva é construída no prazo de dois anos, a aquisição do terreno tem desconto de até 90% do seu valor de mercado. O subsídio é um maná para os empresários, uma vez que com a terra valorizada, o empreendimento ganha dimensão.A outra CPI que os parlamentares de situação acertaram instalar nos primeiros dias da próxima legislatura vai tratar da questão do passe estudantil. Eles afirmam que há indícios de que o passe livre é pago a estudantes fantasmas, e de haver suspeitas de irregularidades no cálculo das tarifas e favorecimento a empresas de ônibus.

Os deputados que apoiam o governo acreditam que a duas CPIs vão dar gás aos novos dirigentes locais, enquanto não têm o que apresentar aos leitores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui