GDF garante atenção integral a adolescentes em situação de risco

 

 

Serviço vai funcionar 24 horas

A partir do próximo dia 28 adolescentes que cometerem atos infracionais e forem apreendidos pela Polícia serão encaminhados para a Unidade de Atendimento Integral (UAI), no Setor de Armazenamento e Abastecimento Norte, quadra 1, onde receberão atenção de todas as políticas que compõem o sistema de garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Implantada pelo Núcleo de Atendimento Integrado e coordenada pela Secretaria de Estado da Criança (Secria), a unidade funcionará 24 horas com o objetivo de garantir atendimento imediato, eficaz, eficiente, humano e educativo.

A Secretaria de Saúde (SES) do DF vai disponibilizar uma equipe com um médico de família, dois enfermeiros e um auxiliar de enfermagem para prestar atendimento na unidade durante a semana, das 8h ao meio dia e das 14h às 18h. Os profissionais ficarão responsáveis pelo acolhimento do adolescente, atendimento psicológico e de saúde mental, além do acompanhamento para tratamento de consumo de álcool e outras drogas. Quando necessário, os especialistas vão referenciar o atendimento médico de urgência e a medicação indicada.

De acordo com a técnica do Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente da SES/DF, Wânia Teles, “após a inauguração, todos os jovens infratores que forem apreendidos serão encaminhados primeiramente para a unidade. No local, várias entidades trabalharão juntas para garantir os direitos dos adolescentes com maior agilidade”.

Na última segunda-feira (18), o governador Agnelo Queiroz e o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), João Mariosi, assinaram o Protocolo de Cooperação Interinstitucional entre o Governo do DF, o Poder Judiciário local, o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e a Defensoria Pública do DF para a implantação e o funcionamento do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) na capital do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui