MAIS
    HomeDistrito FederalGoverno Lula sabia e agora nós temos provas

    Governo Lula sabia e agora nós temos provas


    Deputado Thiago Manzoni apresenta na CPI dos atos de 8 de janeiro provas de que Ministro Flávio Dino sabia dos riscos de ataques

    Durante a sessão dessa quinta (30) da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura os atos do dia 8 de janeiro em Brasília, o deputado distrital Thiago Manzoni afirmou que o ministro da Justiça, Flávio Dino, sabia do risco de acontecimento dos atos, ao contrário do que o ministro disse à CCJ da Câmara dos Deputados na terça (28).

    Durante seu tempo de fala, o deputado apresentou dois ofícios, que comprovam que o Ministério da Justiça e Segurança Pública sabia dos riscos. O Ofício nº 5/2023, assinado pelo Diretor Geral da Polícia Federal Andrei Augusto Passos Rodrigues no dia 7 de janeiro de 2023 às 18h23, foi enviado ao Ministro Flávio Dino e deixava claro que manifestantes poderiam agir contra prédios públicos da capital.

    A resposta foi dada quase imediatamente. O Ofício nº 48/2023, assinado pelo Ministro Flávio Dino em 07 de janeiro de 2023 às 19h58, foi enviado ao Governador do DF, Ibaneis Rocha, e pedia que fosse bloqueada a circulação de ônibus de turismo no perímetro compreendido entre a torre de TV e a Praça dos Três Poderes. O pedido foi atendido pelo GDF. Em seguida, no Ofício, Flávio Dino acrescentou que o Ministério da Justiça estava monitorando o movimento.

    Apesar disso, sabe-se que a ação dos órgãos de segurança federais também foi falha, resultando na invasão dos prédios na praça dos três poderes.  Flávio Dino também teria sido avisado, assim como vários órgãos que compõem o Governo.

    Depois de apresentar os documentos, Thiago Manzoni afirmou que o erro que terminou com os ataques do dia 8 foi coletivo, e não apenas do Governo do Distrito Federal.
    “O Ministério da Justiça sabia. A Presidência da República sabia. Eu não tenho dúvida que houve erro, mas é um erro coletivo, que não pode ser atribuído só às forças de segurança do Distrito Federal”, destacou Manzoni.

    oficio-21782987-circulacao-sei-pf_130120231133 (1) (2)

    oficio-ministerio-da-justica


    Vídeo do discurso: 
    https://www.youtube.com/watch?v=lGQGTLScWm4&t=1s&ab_channel=ThiagoManzoni 

     

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img