MAIS
    HomeNotasOpinião Atacar a Saúde para aparecer

    Opinião Atacar a Saúde para aparecer

    *Donny Silva

     

    Alguns deputados distritais, desprovidos de habilidades próprias e de assessores devidamente qualificados , não conseguiram apresentar projetos relevantes para a sociedade brasiliense nos últimos três anos,  e agora tentam aparecer a todo custo diante do eleitorado.

    Para isso, escolheram  dois temas que sempre causam  repercussão na mídia: Educação e Saúde. Misteriosamente, evitam falar de outros temas polêmicos, como segurança pública, transportes e as muitas denúncias que envolvem o DETRAN e o DFTRANS.

    Talvez por medo do passado recente,  tais parlamentares,   que durante anos participaram direta ou indiretamente de governos envolvidos em grandes escândalos,  evitam falar sobre outras temas.

    Tais covardes distritais não elogiam os avanços na Saúde, por exemplo,  e ferozmente atacam o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, que se mantém firme no cargo e que conhece muito bem de onde vem o fogo inimigo, assim como as razões e intenções publicamente não declaradas de seus adversários políticos.

    Esses parlamentares  nitidamente tentam crescer diante da opinião pública ao atacar Rafael Barbosa, mas evitam falar que fizeram parte de governos que destruíram, sucatearam a saúde pública do Distrito Federal, com investimentos pífios, má gestão, falta de critérios, farra com contratos emergenciais, falta de infraestrutura, falta de enfermeiros e médicos e a constante falta de medicamentos.

    Ao contrário de políticos e filhos de políticos que nunca precisaram da rede pública de Saúde, eu nasci e cresci em Taguatinga. Muito doente, passei toda a minha infância percorrendo os hospitais públicos do DF atrás de consultas e exames e posso atestar  muito bem os avanços que hoje a população dispõe na rede de Saúde.

    O próprio secretário reconhece que ainda há muito o que fazer, mas na minha opinião, ele já fez o que nenhum outro teve ousadia de fazer na história da secretaria de Saúde do DF:  Investiu pesado em pessoal, tecnologia, gestão, equipamentos e serviços. Comprou até briga com o Sindicato dos Médicos ao exigir o ponto eletrônico para os servidores da SES.

    Fechar os olhos para os muitos avanços na SES é ignorar o trabalho dos últimos três anos realizado por Rafael e fechar os olhos para um passado de horror vivido pela população na rede pública de saúde em governos passados.

    Foram muitos os escândalos  na SES nos governos de Joaquim Roriz. Nos governos  de Abadia e Arruda, por exemplo, o sucateamento foi total (principalmente na gestão de Augusto Carvalho).

    Hoje o DF tem UPAs, Clínicas da Família, milhares de profissionais contratados e o esvaziamento do Hospital de Base, que antes recebia desde uma criança com dor de cabeça até um acidentado em estado grave. Atualmente, o Hospital de Base passou por reformas e ganhou 20 leitos. Passou a ter 60 leitos para adultos e 12 para crianças. Os casos de menor gravidade são atendidos pelas UPAs, Hospitais Regionais e Clínicas da Família.

    Em três anos, a Saúde entregou mil obras e serviços. Foram inauguradas 9 Clínicas da Família e 4 UPAs, além de reformas em 41 unidades. Brasília se tornou referência em transplante de órgãos e as 4 carretas da mulher já realizaram mais de 100 mil exames.

    Eu mesmo percorri toda a rede de Saúde do DF. Ouvi pacientes e servidores e constatei as significativas melhorias. Agora, distritais  que querem aparecer na mídia falarem que não ocorreram avanços na Saúde, é o mais claro sinal de que desprezam o que está sendo feito pelo Executivo e  desconhecem o DF atual.

    Tais parlamentares parecem estar mais preocupados com os negócios particulares que tem fora do DF…

     

     

     

     

    *Donny Silva é jornalista e blogueiro

    3 COMMENTS

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img