MAIS
    HomeDistrito FederalOPINIÃO - O eleitor brasiliense está sendo induzido ao erro (mais uma...

    OPINIÃO – O eleitor brasiliense está sendo induzido ao erro (mais uma vez)

    E chegou o grande dia! Hoje é o dia em que o eleitor brasiliense depositará na urna a esperança de um DF melhor, com mais mobilidade, saúde, educação, creches, segurança, desenvolvimento e emprego. Entretanto, o eleitor parece ter sido induzido ao erro nesta reta final de campanha.

    Em 2010, o então presidente do PMDB (hoje MDB), Tadeu Filippelli, expulsou Joaquim Roriz do partido e se aliou ao PT. Filippelli orquestrou uma midiática estrutura e se tornou vice-governador na chapa encabeçada pelo petista Agnelo Queiroz. Os quatro anos de governo PT-PMDB foram ruins para o DF e a dupla não passou sequer para o segundo turno das eleições de 2014. E para completar, em 2017 a PF realizou a Operação Panatenaico e prendeu Filippelli, Agnelo e Arruda, acusados de terem superfaturado as obras do Estádio Nacional.

    Nestas eleições, Filippelli, que não conseguiu consolidar sua candidatura ao Buriti, tentou emplacar o milionário advogado Ibaneis Rocha vice de Frejat, mas não obteve êxito. E aí resolveu lançar Ibaneis a governador, tendo como vice seu homem de confiança, o lobista e presidente do AVANTE (ex-PTdoB) Paco Britto, inexpressivo e sem votos.

    Tão logo teve início a campanha eleitoral, Ibaneis e Filippelli decidiram que,  para crescer era necessário bater – e muito – em Rollemberg e principalmente na candidata Eliana Pedrosa (PROS) que  liderava a corrida ao Buriti. E foi o que fizeram, criando factóides, requentando notícias antigas que em nada afetaram a vida da candidata, que é ficha limpa.

    A campanha eleitoral revelou também, principalmente nos últimos debates, o alto nível de machismo, arrogância e prepotência do candidato do MDB. O ápice da histeria ocorreu quando Ibaneis partiu para cima da candidata Eliana Pedrosa, que aterrorizada o ouviu chamá-la de podre para depois dizer que ela deveria estar enterrada no cemitério. Atônita, Eliana, aos 65 anos de idade, mãe e avó, preferiu não responder para não expor a população brasiliense a mais uma cena deplorável. O deputado Rogério Rosso (PSD) deu uma aula de cavalheirismo e respeito, repudiando imediatamente,  com seu jeito sereno, o inadmissível tratamento que Ibaneis dispensou a Eliana Pedrosa naquele debate diante das câmeras.

    Quem não respeita mulher, opinião contrária, imprensa e amigos, normalmente não costuma  ir muito longe na vida pública, historicamente falando. A soberba de fato costuma preceder a queda de ditadores abastados, que acham que tudo podem porque tem dinheiro e poder.

    Nos últimos dias o eleitor brasiliense foi pego de surpresa por pesquisas que colocaram Ibaneis de forma meteórica na liderança ao Buriti, sem que houvessem fatos relevantes.  Até alguns veículos deram destaque, como se Ibaneis fosse de fato o novo na política, o que definitivamente não é.

     

     

     

     

     

    O candidato do MDB desafia a justiça eleitoral, adversários e imprensa com atitudes e palavras cheias de rancor, ódio e muita soberba. É a própria reencarnação de Filippelli na política, que a grande imprensa misteriosamente evitou falar a respeito durante o período eleitoral. Se Ibaneis vencer neste domingo (7), as grandes obras vão voltar, e com elas, o político Nelson Tadeu Filippelli e sua reconhecida ganância pelo dinheiro fácil, conforme relatado na Lava Jato, onde está indiciado por corrupção.

    A soberba de Ibaneis é tanta, que ele já disse que não quer o apoio de adversários que não passarem para o segundo turno. Afirmou ainda que se todos se unirem contra ele, melhor. O neófito na política não sabe o que diz.

    O eleitor brasiliense não pode se deixar levar por propaganda enganosa, porque corre o sério risco de lamentar nos próximos anos. A inexperiência política de Ibaneis, associada à reconhecida malandragem de ex-políticos que cercam o candidato do MDB, certamente resultarão numa fórmula explosiva para o DF nos próximos anos.

    Um governo tem que ter propostas sérias, com uma boa dose de humildade e respeito às mulheres, adversários e imprensa. Lamentavelmente o que vimos nos debates foi um show de arrogância de Ibaneis para passar ao eleitor a imagem de que está preparado para governar.  Não se ganha eleição nem se governa no berro. A democracia e a liberdade de expressão precisam ser respeitadas pelos aspirantes ao poder.

    Que neste domingo (7) o eleitor brasiliense vote com consciência, prudência e acima de tudo, amor à Brasília. E que não coloque um milionário cercado de amigos corruptos no Palácio do Buriti. Não vai dar certo mesmo!

    Por outro lado, o eleitor tem boas opções nestas eleições, de candidatos preparados e experientes para governar nossa cidade.

    Vamos votar pensando no melhor para a nossa cidade. Vamos pensar em nossas famílias, filhos e netos. O futuro deles depende de nosso voto. Hoje é o dia de decidir se colocamos um aventureiro soberbo e insensível no Buriti ou se colocamos uma pessoa experiente e humana para governar nossa cidade.

    E por último, que as amizades não sejam abaladas por conta dos políticos. As eleições passam, e as amizades devem permanecer.

    Faça do seu voto a diferença neste domingo, e que Deus nos abençoe.

     

     

     

     

     

    Donny Silva

     

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img