Vice do Pará é alvo de operação da PF contra fraude na Educação

Organização criminosa é responsável por fraudar licitações e contratos públicos em 10 municípios paraenses

MICHAEL MELO/METRÓPOLES

 

O vice-governador do Pará, Lúcio Vale (PL), é alvo da Operação Vissanium, deflagrada nesta quinta-feira (12/12/2019) pela Polícia Federal (PF). Ao todo, são cumpridos 26 mandados de busca e apreensão, 10 de prisão preventiva e quatro de temporária.

A ação resulta de desdobramento da Operação Carta de Foral. O objetivo é desarticular organização criminosa responsável por fraudar licitações e contratos públicos em 10 municípios paraenses.

A investigação aponta que, entre 2010 a 2017, o grupo suspeito movimentou mais de R$ 39 milhões em recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

“São várias as condutas investigadas, entre as quais: fraude em licitação (consistente na participação das mesmas empresas em vários certames), simulação de entrega de merenda escolar e pagamento de vantagem indevida a agentes públicos”, explica nota da PF.

Os crimes investigados são de participação em organização criminosa, fraude em licitação, fraude em contratos públicos, peculato, corrupção passiva e ativa, além de lavagem de dinheiro. Em caso de condenação, as penas podem ultrapassar os 30 anos de reclusão. (Com informações do portal G1)

Fonte: Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui