MAIS
    HomeUtilidade PúblicaVítimas de violência ganham novo espaço de atendimento na Regional

    Vítimas de violência ganham novo espaço de atendimento na Regional

     

     

    A Coordenação Geral de Saúde da Regional de Taguatinga/CGST, em parceria com Instituto Sabin, inaugura a segunda Ludoteca do hospital, nesta sexta-feira (15), às 9h, na sala do Programa de Pesquisa, Assistência e Vigilância à Violência/PAV-Azaléia, localizada no Hospital Regional de Taguatinga/HRT. O objetivo do novo espaço é oferecer apoio psicológico para crianças, vítimas de violência, por intermédio de atividades lúdicas.

     

    O PAV-Azaléia, subordinado ao Núcleo de Estudos e Programas para os Acidentes e Violências/SES-DF, realizou três mil atendimentos, em 2012. Destes, 1.870 foram, exclusivamente, de vítimas que sofreram violência em suas residências, sociedade e escola (buyling). Essas notificações envolvem agressões de toda ordem, sendo a doméstica (sexual, agressão física, psicológica etc.). Enquanto na violência social, de modo geral, os casos estão relacionados à brigas, uso de armas, discussões urbanas e relações de trabalho.

    A maior incidência de casos de violência registrados pelo Azaléia envolve crianças/adolescentes e ocupa o primeiro lugar na lista, seguido pelas mulheres, idosos e homens. Entretanto, no caso do homem há ocorrência mais frequente de subnotificação, devido ao preconceito do individuo em admitir a violência e se expor diante a sociedade.

    O PAV-Azaléia trabalha, também, em parceria com as delegacias de polícia, promotorias, defensorias, Centros de Referência de Assistência Social, Centros de Saúde, CAPS e Secretarias de Estado Mulher e Justiça.

    Foto: Renato Araújo

     Claudete Nascimento

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img