O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), enviou uma mensagem de apoio ao jogador Vinícius Júnior, após o atleta brasileiro conquistar o segundo lugar na votação da Bola de Ouro 2024, premiação anual da revista France Football, que elege o melhor jogador de futebol do mundo. O troféu de 2024 foi entregue ao espanhol Rodri, do Manchester City, o que também gerou controvérsia entre fãs e jogadores brasileiros.
Em um vídeo postado em suas redes sociais, Manga afirmou: “Eu sei que existe a boa política e a má política. E, às vezes, usam a má política para impedir reconhecimento de pessoas, como você (Vini Jr.), mas saiba que, nós, brasileiros, e o mundo todo sabemos que você é o melhor do mundo.” As palavras do prefeito de Sorocaba destacam o apoio ao jogador e refletem o sentimento de que Vinícius Júnior teria sido vítima de uma possível injustiça (veja: Link).
Durante a cerimônia no Théâtre du Châtelet, em Paris, pessoas presentes na plateia gritaram o nome de Vini Jr., antes do anúncio oficial do prêmio. Já, o meio-campista do Manchester City foi vaiado, antes mesmo da cerimônia, por pessoas presentes na porta do teatro.
A manifestação se repetiu na internet, onde torcedores e colegas de profissão expressaram descontentamento com o resultado e defenderam o atacante brasileiro, considerando-o um dos principais destaques da temporada. O prefeito de Sorocaba, em suas redes sociais, comentou as controvérsias em torno da premiação, referindo-se à decisão do júri como “má política”. Após a cerimônia, Vinícius Júnior usou suas redes sociais para expressar sua determinação, afirmando: “Eu farei 10x se for preciso. Eles não estão preparados”, indicando que está focado em continuar sua trajetória de sucesso, apesar da derrota.