Atuação do Sinpol-DF garante visibilidade às demandas da Polícia Civil

0
5

 

 
A entidade está mobilizada em várias frentes em defesa da categoria
e, também, para a melhoria da segurança pública no DF 
 A gestão “Juntos Somos Fortes” completa 15 meses à frente do Sindicato dos Policias Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). A atuação da diretoria é voltada para a valorização da categoria e, consequentemente, para a melhoria da segurança pública.

“A Polícia Civil do DF é uma referência em todo país mesmo com todos os problemas atuais. Não há investimentos, falta capacitação e faltam melhores condições de trabalho. Temos cobrado diariamente por melhores condições e investimentos”, afirma Rodrigo Franco, presidente do sindicato.

A articulação política é uma das marcas da atual gestão. Os diretores da entidade se reúnem frequentemente com o representantes dos poderes local e federal. Vários pleitos já avançaram, como é caso do reconhecimento da carreira de policial como de nível superior. O Projeto de Lei (PL) 8078/2014 foi aprovado na Câmara dos Deputados e está no Senado para deliberação.

Uma das demandas mais sensíveis é o aumento do efetivo. Mais de 400 aprovados no último concurso ainda aguardam nomeação. O Sinpol-DF segue alertando para o déficit que pode chegar a 50% ainda este ano. “A solução final é do governo. O sindicato segue pressionando e atuando nas vias legais para sensibilizar o governo de que a segurança pública precisa de uma gestão mais efetiva e com mais investimentos”, destaca o presidente.

O Governo do Distrito Federal (GDF) alega que não há orçamento para fazer as nomeações. Contudo, a verba para as forças de segurança é de origem federal, garantida pelo Fundo Constitucional (FC). O Sinpol-DF entrou com um pedido no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) para que o órgão apure o uso do FC.

Caso algum problema seja encontrado, a entidade sugere ao TCDF a correta destinação dos recursos, conforme aprovado no Orçamento deste ano, tanto para a área da Segurança Pública quanto para a própria PCDF, além da nomeação imediata dos mais de 400 aprovados do concurso público realizado em 2013.

Campanha Publicitária – Neste mês, a entidade lançou uma campanha institucional de valorização da categoria. As peças publicitárias, que podem ser vistas nas ruas, no site e nas redes sociais do sindicato, destacam a eficiência e o profissionalismo dos policiais do DF.

A Polícia Civil tem caráter investigativo e a ação parece distante para o cidadão. Nosso trabalho não é ostensivo, por isso a maioria das pessoas não vê os policiais civis operando nas ruas”, observa o presidente do Sinpol-DF. “Infelizmente, boa parte da população ainda não sabe exatamente o que nós fazemos, nem tem ciência de que os policiais civis do Distrito Federal são considerados como referência em todo país”, acrescenta.


Sobre o Sinpol-DF – Fundado em 1988, o Sindicado da Polícia Civil do Distrito Federal representa agentes de polícia, médicos legistas, peritos criminais, escrivães, agentes penitenciários, papiloscopistas e delegados na defesa dos interesses de classe e no relacionamento com governos Distrital e Federal, e com a Câmara Legislativa do Distrito Federal e o Congresso Nacional. A nova diretoria assumiu em maio de 2014 e entre os principais pleitos estão: a valorização profissional, a reestruturação da carreira e o reconhecimento definitivo de todos os cargos que compõem a carreira de Polícia Civil como de nível superior.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA – SINPOL-DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui