Ceilândia ganha primeira UPA em dezembro

Até abril região terá duas unidades que atenderão 700 pacientes por dia

RafaelUPAceilandia

 A comunidade de Ceilândia contará com duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) até abril do próximo ano. A primeira UPA da região, na QNN 27, Área Especial D, será entregue em dezembro e a segunda, localizada na QI 10, lotes 71 a 118, no Setor de Indústrias de Ceilândia, deverá ser entregue no fim de abril de 2014.

O diretor de Engenharia Arquitetura e Tecnologia (Deat) da Secretaria de Saúde do DF, engenheiro Carlos Sivieri, informa que a previsão de execução das obras está dentro do prazo. Cada Unidade vai custar aos cofres do GDF   R$ 9 milhões. As Unidades seguem o mesmo padrão das demais, com 2.401,57 metros quadrados.

Durante visita a obra da UPA, em construção na QI 10, o secretario de Saúde, Rafael Barbosa, falou da importância da Unidade na região. “As UPAs oferecem atendimento em Clínica Médica e Pediatria, ou seja, praticamente todo usuário que chega a uma unidade consegue resolver, ali mesmo, seu problema de saúde e deixa de procurar a Emergência de um Hospital”, informou.

A diretora de Assistência às Urgências e Emergências (Diure/SES/DF), Marinice Cabral Moraes, relata que a capacidade de atendimento de cada unidade será de 700 pacientes por dia. “As UPAs têm como finalidade desafogar o atendimento nas emergências dos hospitais, prestando assistência intermediária de baixa complexidade entre as unidades básicas e hospitalares”, diz a diretora.

Atualmente, Ceilândia tem uma população estimada em 416 mil habitantes. Para a coordenadora-geral de Saúde da região administrativa (CGSC), Lucimar Gonçalves da Costa Zero, “as unidades vão garantir uma maior humanização no atendimento, pois o paciente terá a garantia de resolução dos seus problemas de saúde, 24 horas por dia, mais próximo de sua residência, não precisando superlotar as emergências”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui