Chico elogia UPA e CREA para o Gama e mais 33 médicos cubanos para o DF‏

chico vigilanteEu falei com o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, que despachou durante todo o dia de ontem (24), no Gama. E ele me deu excelentes notícias: me convidou para acompanhar a assinatura da Ordem de Serviço para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para menores, no Gama. A expectativa do governo é que a obra das duas unidades tenha início em no máximo 120 dias, conforme e adiantou o secretário.
Ainda durante a conversa, Rafael Barbosa me reafirmou, conforme eu disse ontem, no meu pronunciamento na sessão ordinária, que a Pediatria do Gama não será fechada. Não há essa hipótese.
Outra grande notícia para a população, 33 médicos de Cuba estão chegando para prestar atendimento à população do DF, sendo 15 deles para atender a comunidade da minha Ceilândia. Apesar de muito feliz com a boa nova, eu disse ao secretário que ainda é pouco, que precisamos de muito mais. E é exatamente a nossa perspectiva para os próximos meses, me informou o secretário, novos médicos de Cuba desembarcarão no DF para prestar atendimento aos moradores do DF em diversas regiões.
Ao contrário do que se viu em alguns estados do País, que hostilizaram os médicos cubanos na chegada deles ao Brasil, eu vou propor à diretora regional de Saúde da Ceilândia, doutora Lucimar, que coordene um jantar especial para recepcionarmos os médicos cubanos como eles merecem.
Os 33 profissionais que chegam ao DF nos próximos dias, fazem parte do Programa Mais Médicos do Governo Federal, um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, mas especialmente levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais da área, nas cidades do interior do Brasil e nas periferias das grandes cidades.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui