Defesa Civil alerta população de São Sebastião sobre cuidados no período da chuva

0
12

  Fábia Andres, da Agência Brasília

Defesa Civil alerta população de São Sebastião sobre cuidados no período da chuvaFoto:Mary Leal

Palestra realizada pelo órgão tirou dúvidas dos moradores durante o “GDFJunto de Você”

SÃO SEBASTIÃO (16/11/13) – O período chuvoso no Distrito Federal é motivo de preocupação para a Defesa Civil, que também está presente no “GDFJunto de Você”, em São Sebastião, para auxiliar e tirar dúvidas da população com palestras voltadas ao público infantil.
Segundo Cleide Lacerda, subsecretária de Proteção Comunitária, conscientizar a criança é o melhor caminho para um futuro melhor. “Tentamos passar para as crianças que elas não devem jogar lixo no chão e ao observar que as bocas-de-lobo estão entupidas peçam para os pais ou a escola acionar as autoridades encarregadas para desobstruí-las, ensinar aos adultos que eles devem evitar construções próximas de córregos ou próximo a barrancos que possam deslizar”, explicou a subsecretária.
Cleide contou que as crianças aprendem também que devem  atentas para trincas no chão e paredes, que indicam problemas de estrutura e risco de queda e muros com estrutura estufada também indicam movimentação de terra e, portanto, risco de desabamento.
Atenta a tudo que foi mostrado, Kaline Silva, 10 anos, aprendeu a lição. “Lixo jogado no chão entope o bueiro e causa alagamento, por isso devemos ter consciência de que o lugar do lixo é na lixeira”, explicou a estudante.
De acordo com o mapeamento realizado pela Defesa Civil, no Distrito Federal, atualmente, 33 áreas são apontadas como área de risco em 15 regiões administrativas. Ano passado, a estatística apontava 37 áreas, em 17 regiões administrativas. A redução é resultado do trabalho de prevenção e conscientização para o período de chuvas, que todos os anos acomete a região.

Publicado em Serviços

  • Click to enlarge image Foto_Mary_Leal 1.JPG
  • Click to enlarge image Foto_Mary_Leal 2.JPG
  • Click to enlarge image Foto_Mary_Leal 3.JPG

(F.A/T.V*)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui