DEPUTADO “FORASTEIRO” É BARRADO PELA FICHA LIMPA EM MG

1
13

 José Fuscaldi Cesílio, o Tatico, ex-parlamentar do DF e deputado por Goiás, deixou passado de escândalos para tentar a sorte em Minas

Thiago Ventura – Estado de Minas

 - (José Varella/CB/D.A Press)  

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) indeferiu a candidatura à Câmara dos Deputados de José Fuscaldi Cesílio (PTB), conhecido como Tatico. O político, que é deputado federal por Goiás, transferiu o título para Minas para fugir da Justiça naquele estado.

No entanto, ele foi barrado pelo TRE-MG com base na Lei da Ficha Limpa. Tatico teve seu diploma de deputado federal cassado pelo TRE-GO devido a captação e gastos ilícitos de campanha. Com isso, a Justiça mineira concluiu que ele se enquadrava nos quesitos de impugnação.

Minas soma agora 16 políticos barrados devido a Ficha Limpa. Também nesta quarta foi negado o registro de Wellington José Menezes Alves (PCdoB), candidato a deputado estadual.

Os juízes eleitorais de Goiânia determinaram a cassação do parlamentar por ausência de prestação de contas e manutenção de caixa 2 na campanha. No entanto, Tatico vem mantendo sua cadeira na Câmara dos Deputados, desde fevereiro do ano passado, apenas por força de uma liminar, expedida pelo então ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Eros Grau, que ainda não julgou o mérito do recurso apresentado por Tatico.

Saiba mais…

Deputado “andarilho” está na mira da Justiça Tribunal nega registro a mais dois candidatos em Minas José Tatico tem passado repleto de processos Deputado forasteiro transfere título e tenta se eleger em Minas Candidato ficha-suja muda domicílio eleitoral para Minas

Tatico responde a duas ações penais e a dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF), mas ainda em fase de instrução. As acusações são a prática de crimes contra a ordem tributária, apropriação indébita previdenciária, contra o meio ambiente e contra o patrimônio. Tatico, que declarou um patrimônio de R$ 17,8 milhões, em 2006, está com os bens indisponíveis, desde junho de 2009.

Goiás, DF e Minas

Depois de se eleger deputado por Brasília, em 2002, e por Goiás, em 2006, Tatico quis tentar a sorte em Minas. Para ser bem-sucedido, desde 2005, ele vem destinando emendas parlamentares para beneficiar municípios mineiros. (Com Agência Brasil)

Com o início da campanha eleitoral em 6 de julho, o portal UAI decidiu excluir os comentários do canal de Política. A medida atende à Lei 9.504/1997 e à Resolução 23.191-TSE que proíbem a veiculação de comentários postados por internautas que caracterizem apoio ou propaganda eleitoral, positiva ou negativa, a candidatos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui