Escândalo: Deputado Aylton Gomes denuncia tentativa de encerrar projetos sociais do Corpo de Bombeiro

12
7

FIM DE PROJETOS SOCIAIS DOS BOMBEIROS

Num discurso inflamado em plenário, nesta quinta-feira (07/04), o deputado Aylton Gomes (PR) denunciou a desestruturação dos programas sociais conduzidos pelos Bombeiros. Segundo ele, o atual comandante, coronel Márcio Matos, esvaziou as equipes que eram responsáveis pela coleta de leite materno, além de reduzir o efetivo no projeto Bombeiro Mirim – que atende mais de 5 mil crianças em todo o DF. Um outro ato, considerado grave pelo deputado, é a devolução do clube no Núcleo Bandeirante que servia de base para a coordenação desses programas sociais. O clube, recebido pela corporação em meados do ano passado, foi devolvido ao Sesi.

Confira o discurso do parlamentar:

“Hoje, dia 07 de abril de 2011, encontro-me em profunda tristeza.

Trago a público o sentimento de incerteza e insatisfação dos bombeiros militares do DF, onde em 153 anos, este ano complentando 154 anos de existência, nunca na historia do Corpo de Bombeiros se atrasou a promoção dos praças.

Praças esses que são a base da pirâmide da Instituição; são esses homens que estão dentro de nossas casas quando acontecem os incidentes, verdadeiros heróis anônimos, que nos socorrem nos momentos de urgência.

A lei 12.086 de novembro de 2009, prevê três datas de promoções anuais, essa previsão dá tempo de que sejam processado os documentos e exigências necessárias para a realização das promoções.

Infelizmente por falta de compromisso com esses profissionais que aguardam este beneficio que tem previsão legal depois do cômputo das vagas e da confecção do limite quantitativo; pela primeira vez na histõria do Corpo de Bombeiros nestes 153 anos a promoção não saiu na sua data prevista, sem sequer dar uma explicação à tropa.

Estamos hoje no dia 07 de abril, a promoção datada na lei era para o dia 30 de março, não obstante ao descumprimento da lei, o Comando do Corpo de Bombeiros não depende de nenhum órgão externo para a realização das promoções, apenas das reuniões das comissões de promoção e preenchimento dos requisitos básicos, cabe a mim perguntar:

1)   O que está acontecendo com o Comando do Corpo de Bombeiros?

2)   Porque essa falta de compromisso com a carreira do bombeiro militar?

3)   Será que ele sabe do stress provocado pela ansiedade no ceio da família pela promoção na carreira do bombeiro?

4)Até quando vão ficar brincando com a vida daqueles que não podem se expressar perante o comando sobre suas angustias.

Fica aqui o meu desabafo, e sei que o Governador Agnelo não tem nada haver com esse embaraço interno na Coporação, mas cabe a ele cobrar de seu Comandante que cumpra a Lei, que promova meios adequados para que não se repita um episodio de tamanha tristeza.

E isso tudo, é porque tenho vergonha de citar aqui, que a promoção dos oficiais, que até hoje também não ocorreu, está atrasada desde o dia 25 de dezembro último; tomara que isto não vire uma rotina para os próximos processos que já tem data marcada para o dia 21 de abril”.

Deputado Aylton Gomes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui