FARMÁCIA CENTRAL TERÁ CONTROLE LOGÍSTICO

0
13

 

O recebimento, o armazenamento e a distribuição de medicamentos e materiais para as unidades de saúde pública do DF deverão ser realizados por empresa especializada em apoio logístico. O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde, Rafael de Aguiar Barbosa, após visita do Comitê de Crise da Saúde do Distrito Federal à Farmácia Central da Secretaria de Saúde no SIA, com o governador Agnelo Queiroz e o vice-governador Tadeu Filippelli, na manhã desta quinta-feira (13). De acordo com o governador, a situação hoje existente é insustentável. “O edital para a contratação deve estar na praça em 15 dias”, adiantou o secretário de Saúde.
“O local hoje utilizado para armazenar os medicamentos e materiais é inadequado, pequeno, com infiltrações e sem controle de temperatura”, comentou o governador após a inspeção das instalações da Farmácia da SES.  Um dos problemas detectados foi o da câmara fria, que deveria ter 25 metros cúbicos, mas atualmente conta com apenas sete metros cúbicos. Para Agnelo, a substituição do modelo de logística é uma necessidade urgente.
 

Com o novo modelo pretendido pela Secretaria de Saúde, com a contratação de empresa especializada em apoio logístico, o secretário Rafael Barbosa espera reduzir em 40% o desperdício existente.  “A empresa de apoio logístico vai receber o material, armazená-lo e promover a distribuição de forma controlada por sistema informatizado”, adiantou.
 

De acordo com ele, técnicos vêm trabalhando no assunto há algum tempo. “Não podemos resolver, simplesmente, o problema da falta de medicamentos, equipamentos e materiais. Temos que dispor de um sistema confiável, rápido e eficiente para armazenagem e distribuição”, disse o secretário.
 

O governador Agnelo acrescentou que o controle absoluto sobre remédios e equipamentos, entre outros insumos da Saúde, será rigorosamente aplicado desde a compra até o uso pelo paciente. Ele ainda garantiu que a SES vai continuar contando com uma central de compras específica.

Fonte: SES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui