No Recife, João Roma participa de entrega de obra em igreja e destaca sentimento de brasilidade

0
7

O ministro da Cidadania, João Roma, participou neste sábado (19) da entrega das obras de restauração da Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, no Recife (PE), e destacou o sentimento de brasilidade ao falar sobre a Batalha dos Guararapes, que está retratada no forro do coro do santuário por meio de um painel histórico. A restauração foi de responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e teve investimento de R$ 14,1 milhões.

Participaram da entrega o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto; o presidente da Embratur, Carlos Brito; o secretário especial da Cultura, Mário Frias; a presidente do Iphan, Larissa Peixoto; e o bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife, excelentíssimo reverendíssimo Dom Limacedo Antonio da Silva.

“Esse sentimento de Guararapes, e por isso que ele é tão caro para o Exército Brasileiro, surgiu ali na união de um povo, de origens distintas, mas com um sentimento comum. É o que hoje traduz o nosso Brasil, com diferenças, mas com o sentimento de pátria, de pertencimento. Existem diferenças regionais, culturais, mas existe um sentimento de brasilidade”, disse Roma.

“Essa igreja impressiona a todos, mas o que mais me impressiona nela não é o tangível, é o intangível. Ela simboliza pilares da nossa nação, quando ali temos a figura dos Guararapes”, acrescentou o ministro da Cidadania.

Roma ainda citou o poema ‘Á Vista do Recife’, de Tobias Barreto, e ressaltou que a obra tem significância naquele ambiente. “Aqui você encontra o âmago de um sentimento, que se traduz também do Estado Brasileiro na sua mais original representatividade, que é a conquista de um povo, o que ocorreu, surgiu aqui em Guararapes”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui