Saúde aplica 128 mil vacinas de primeira dose em uma semana e bate recorde

0
9
DF já vacinou mais de 890 mil pessoas com a D1 e beneficiou 38% do público-alvo acima de 18 anos


GUILHERME PEREIRA, DA AGÊNCIA SAÚDE DF

O Distrito Federal deu um grande salto na vacinação contra a Covid-19. Em uma semana, foram vacinadas 128.588 pessoas com a primeira dose da vacina (D1). Com isso, mais de 890 mil pessoas já foram vacinadas com a D1 no Distrito Federal. Esse número corresponde a 38% da população acima dos 18 anos, para quem a vacinação é recomendada, e de 29% de toda a população do DF.

Parte desta ampliação corresponde ao público acima dos 50 anos sem comorbidades, que passou a ser contemplado pela campanha de vacinação contra a Covid-19 no início da semana, mediante agendamento no site. Na sequência, o público foi ampliado para 49 anos de idade. Para o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, a tendência já esperada de uma maior demanda com a ampliação da vacinação para esta faixa etária foi correspondida e bem administrada pela estrutura de vacinação da Secretaria de Saúde.

“Tivemos uma alta procura dentro desta faixa etária e é isso que nós queremos. É vacinar para que possamos, cada vez mais, proteger a nossa população. Nós esperamos que esta procura aumente cada vez mais, principalmente agora, à medida que a gente avança para o meio da pirâmide, onde tem uma concentração maior da população brasiliense”, afirma Valero.

Na última sexta-feira (18/6), outro recorde foi alcançado. Pela segunda vez na semana, a Secretaria de Saúde ultrapassou a marca de 25 mil doses aplicadas, registrando 25.728 vacinas administradas em um dia. Uma dessas doses foi destinada ao engenheiro agrônomo Luis Claudio de Holanda, que aos 51 anos e após um longo período de expectativa e isolamento, está vacinado contra a Covid-19. Luis descreveu o momento como: de grande alegria.

“Foi um longo tempo de espera. Um longo período de reclusão, de isolamento social, de medo, de receio em pegar a Covid. Estou muito alegre, muito feliz. Mais feliz ainda por ter tomado a vacina na cidade que sempre me recebeu bem, então foi um momento de muita esperança”, afirma. Luis mora no estado do Mato Grosso, mas veio receber a vacina contra a Covid-19 no DF.

Elenita Teixeira, de 54 anos, também foi uma das vacinadas da semana. Na última terça, a agente administrativa buscou a UBS 1 do Riacho Fundo e recebeu a primeira dose do imunizante. Para ela, a vacinação “é a esperança de dias melhores. De que tudo volte ao normal. O que eu sinto neste momento é uma alegria muito grande em poder ver esta união da nação em torno deste bem comum”.

Ampliações

Também nesta última sexta, a Secretaria de Saúde ampliou a vacinação para pessoas acima dos 49 sem comorbidades. O agendamento de vacinas para este público segue disponível no site vacina.saude.df.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui