DEPUTADOS VISITAM O LIXÃO DA ESTRUTURAL

1
9
 
Deputados distritais fizeram, hoje, pela manhã, uma visita ao lixão da Estrutural para ver mais de perto a situação dos catadores e os problemas que o local gera ao meio ambiente.

Por dia, quase 3 mil toneladas de lixo são depositados no lixão e apenas 4 mil toneladas de recicláveis são recolhidos no mês, ou seja, os catadores não conseguem recolher muito reciclável. A principal causa é a pequena parcela da população que faz a coleta seletiva.

O presidente da central das cooperativas, Roney Alves da Silva, afirma que, se houvesse a coleta adequada, o trabalho dos catadores seria reduzido à triagem do material.

Para o deputado Benedito Domingos (PP), membro da comissão de meio ambiente, é preciso tratar com carinho a condição do catador e melhorar a infraestrutura do Lixão, com a construção de galpões, por exemplo. “Há apenas 20 quilômetros do Planalto encontramos um lugar como esse, onde as pessoas trabalham numa situação insalubre” disse o deputado preocupado com os catadores.

“O GDF está atento a isso e pretende implantar um aterro sanitário em Samambaia e desativar o Lixão da Estrutural. Estudos ambientais já estão sendo realizados para avaliar a viabilidade do local, mas essa solução deve ser rápida porque pessoas estão morrendo no local, não podemos mais esperar” afirma Benedito.

Vale lembrar que a visita foi fruto do discurso em plenário do deputado Benedito Domingos que, no dia 16, lamentou a morte de uma catadora de lixo de 59 anos, no lixão. Após o discurso a comissão de ética agendou a visita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui