Eleições 2010 – Distrito Federal – TSE LIBERA CANDIDATURA DE CRISTIANO ARAÚJO

1
7
 

 O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou definitivamente, nesta sexta-feira, a candidatura à reeleição do deputado Cristiano Araújo (PTB). Em julho, ele teve sua candidatura questionada pelo Ministério Público Eleitoral com base nos critérios estabelecidos pela chamada Lei da Ficha Limpa.

Durante apreciação do caso nesta tarde, o relator da matéria, ministro Hamilton Carvalhido, deu provimento ao recurso apresentado pela defesa do deputado, reconhecendo-o como candidato ficha limpa e retirando qualquer eventual restrição sobre a candidatura. Cristiano foi submetido a processo pelo MP com base em condenação que sofrera em 2006 por suposto abuso de poder econômico no Tribunal Regional Eleitoral do DF.

Apesar disso, Cristiano foi submetido a pena de três anos de inelegibilidade, que cumpriu entre 1 de outubro de 2006 e o mesmo dia de 2009. “Mesmo sem ser definitivamente condenado, cumpri a pena integralmente”, argumenta. Com a decisão, o TSE seguiu a tendência que vinha adotando nos últimos dias, tratando com isonomia os casos de candidatos com algum tipo de restrição à sua participação na disputa. “Sempre tive confiança na Justiça. Sabia que o TSE tomaria essa decisão”, comemora Cristiano.

Fonte: Carlos Honorato

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui