MAIS
    HomeDistrito FederalProjeto Humanizar do IgesDF participa da 2ª Semana de Inovação da Escola...

    Projeto Humanizar do IgesDF participa da 2ª Semana de Inovação da Escola de Governo do Distrito Federal

    Objetivo do evento é fortalecer e fomentar ações inovadoras no desenvolvimento de políticas públicas 
     
    texto: Bruno Laganá
    Fotos: Davidyson Damasceno e Assessoria Egov
    O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) foi convidado a participar da 2ª Semana de Inovação organizada pela Escola de Governo para apresentar o Projeto Humanizar e suas realizações dentro das unidades de saúde do DF.
    Com o tema “Inovação e Cuidado: Propósitos que inspiram”, o objetivo do evento é motivar agentes públicos a partir da troca de experiências e transmissão de conhecimento para fortalecer e fomentar ações inovadoras no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o cuidado, em suas mais variadas formas, a fim de prestar serviços mais eficientes e humanizados para os cidadãos.
    Na quarta-feira (05), participaram de uma mesa redonda com o tema “O impacto na experiência do paciente através da humanização”, o diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Jr, a Gerente Geral de Humanização e Experiência do Paciente, Anucha Soares, o Superintendente de Qualidade e Planejamento do IgesDF, Clayton Sousa de Lima e a Presidente Executiva do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica, Lídia Abdalla.
    Já na quinta-feira (06), Anucha Soares retornou ao palco para dar mais detalhes sobre o Projeto Humanizar. Dessa vez, ela participou de um “talk show” com a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha. Com o título de “Uma Conversa Sobre Solidariedade, Acolhimento e Humanidade”, o bate-papo também abordou outras iniciativas de desenvolvimento social como o Cartão Prato Cheio e o Programa Família Acolhedora.
    A experiência do paciente como foco
    Na oportunidade, a primeira-dama Mayara falou sobre como surgiu a ideia do Humanizar a partir de uma experiência pessoal traumatizante e como foi o desenvolvimento do projeto dentro do IgesDF. “Levei a ideia para o Instituto ainda em 2019. A equipe se debruçou em cima do conceito e foi criado o projeto, usando como base a Política Nacional de Humanização”.
    Mayara lembrou ainda que o Projeto Humanizar hoje já é exemplo de política pública e foi implementado em outros estados brasileiros, como em Alagoas. A primeira-dama disse que há um interesse em transformar o projeto em uma Política Pública Humanizada e levar os agentes do Humanizar para todas as unidades de saúde do DF.
    A Gerente Geral de Humanização e Experiência do Paciente, Anucha Soares, falou sobre as ações do Humanizar nas unidades de saúde do IgesDF, como a implementação do Prontuário Afetivo, a instalação do Espaço Kids na UPA de Ceilândia, entre outras. Ela apresentou ainda um vídeo, mostrando o acolhimento humanizado e a escuta qualificada dos pacientes no Hospital de Base.
    Segundo Anucha, o Humanizar já funciona além do acolhimento do paciente na porta das unidades. “A direção do IgesDF entendeu que o atendimento humanizado precisa ser realizado também pelo médico, pelo enfermeiro e pelo técnico de enfermagem. Por isso, durante o processo de integração dos novos colaboradores, eles já recebem informações sobre a necessidade do atendimento humanizado”.
    Sobre a oportunidade de apresentar o Projeto Humanizar no evento da Egov, Anucha disse que é muito importante trazê-lo à luz do conhecimento dos servidores públicos do GDF. “Mesmo o projeto já sendo desenvolvido no Instituto há cinco anos, quem não costuma acessar nossos equipamentos de saúde pode não saber o que tem sido feito. Falar para os servidores públicos sobre o nosso trabalho é grandioso e motivo de orgulho”.
    O evento foi realizado pela Escola de Governo do Distrito Federal em parceria com a  Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e contou com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (SEQUALI) e da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES/DF).
    Sobre a Escola de Governo
    A Escola de Governo do Distrito Federal tem a missão de formular, promover e coordenar a Política de Formação, Capacitação e Desenvolvimento dos Servidores Públicos do GDF, fornecendo mecanismos que ampliem a capacidade de execução de serviços e de gestão para resultados.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img