Objetivo do evento é fortalecer e fomentar ações inovadoras no desenvolvimento de políticas públicas
texto: Bruno Laganá
Fotos: Davidyson Damasceno e Assessoria Egov
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) foi convidado a participar da 2ª Semana de Inovação organizada pela Escola de Governo para apresentar o Projeto Humanizar e suas realizações dentro das unidades de saúde do DF.
Com o tema “Inovação e Cuidado: Propósitos que inspiram”, o objetivo do evento é motivar agentes públicos a partir da troca de experiências e transmissão de conhecimento para fortalecer e fomentar ações inovadoras no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o cuidado, em suas mais variadas formas, a fim de prestar serviços mais eficientes e humanizados para os cidadãos.
Na quarta-feira (05), participaram de uma mesa redonda com o tema “O impacto na experiência do paciente através da humanização”, o diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Jr, a Gerente Geral de Humanização e Experiência do Paciente, Anucha Soares, o Superintendente de Qualidade e Planejamento do IgesDF, Clayton Sousa de Lima e a Presidente Executiva do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica, Lídia Abdalla.
Já na quinta-feira (06), Anucha Soares retornou ao palco para dar mais detalhes sobre o Projeto Humanizar. Dessa vez, ela participou de um “talk show” com a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha. Com o título de “Uma Conversa Sobre Solidariedade, Acolhimento e Humanidade”, o bate-papo também abordou outras iniciativas de desenvolvimento social como o Cartão Prato Cheio e o Programa Família Acolhedora.
A experiência do paciente como foco
Na oportunidade, a primeira-dama Mayara falou sobre como surgiu a ideia do Humanizar a partir de uma experiência pessoal traumatizante e como foi o desenvolvimento do projeto dentro do IgesDF. “Levei a ideia para o Instituto ainda em 2019. A equipe se debruçou em cima do conceito e foi criado o projeto, usando como base a Política Nacional de Humanização”.
Mayara lembrou ainda que o Projeto Humanizar hoje já é exemplo de política pública e foi implementado em outros estados brasileiros, como em Alagoas. A primeira-dama disse que há um interesse em transformar o projeto em uma Política Pública Humanizada e levar os agentes do Humanizar para todas as unidades de saúde do DF.
A Gerente Geral de Humanização e Experiência do Paciente, Anucha Soares, falou sobre as ações do Humanizar nas unidades de saúde do IgesDF, como a implementação do Prontuário Afetivo, a instalação do Espaço Kids na UPA de Ceilândia, entre outras. Ela apresentou ainda um vídeo, mostrando o acolhimento humanizado e a escuta qualificada dos pacientes no Hospital de Base.
Segundo Anucha, o Humanizar já funciona além do acolhimento do paciente na porta das unidades. “A direção do IgesDF entendeu que o atendimento humanizado precisa ser realizado também pelo médico, pelo enfermeiro e pelo técnico de enfermagem. Por isso, durante o processo de integração dos novos colaboradores, eles já recebem informações sobre a necessidade do atendimento humanizado”.
Sobre a oportunidade de apresentar o Projeto Humanizar no evento da Egov, Anucha disse que é muito importante trazê-lo à luz do conhecimento dos servidores públicos do GDF. “Mesmo o projeto já sendo desenvolvido no Instituto há cinco anos, quem não costuma acessar nossos equipamentos de saúde pode não saber o que tem sido feito. Falar para os servidores públicos sobre o nosso trabalho é grandioso e motivo de orgulho”.
O evento foi realizado pela Escola de Governo do Distrito Federal em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e contou com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (SEQUALI) e da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES/DF).
Sobre a Escola de Governo
A Escola de Governo do Distrito Federal tem a missão de formular, promover e coordenar a Política de Formação, Capacitação e Desenvolvimento dos Servidores Públicos do GDF, fornecendo mecanismos que ampliem a capacidade de execução de serviços e de gestão para resultados.