MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeDistrito FederalGDF Mais Perto do Cidadão abre calendário de 2026 com mais de...

    GDF Mais Perto do Cidadão abre calendário de 2026 com mais de 3 mil atendimentos em Ceilândia



    67ª edição do programa promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania levou serviços essenciais, cuidado, capacitação e lazer ao Setor O, aproximando o governo da comunidade e fortalecendo a cidadania

    A 67ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), abriu oficialmente o calendário de ações de 2026 levando cidadania, cuidado e serviços essenciais diretamente à população de Ceilândia. Realizado nesta sexta-feira (12) e sábado (13), no estacionamento ao lado do CEPI Capim Dourado, no Setor O (EQNO 8/10), o evento reuniu mais de 3 mil pessoas ao longo dos dois dias de atendimentos gratuitos em um só lugar.

    Entre quem aproveitou a estrutura montada pertinho de casa estava a dona de casa Maria Aninha Sousa Viana, de 65 anos, moradora da expansão do Setor O. Ela levou a gatinha Maya e o cachorro Bob para atualizar a vacinação e também fez o cadastro dos dois para castração. Ao todo, 168 cães e gatos foram cadastrados durante o evento, por meio da parceria com a Secretaria de Proteção Animal (Sepan), que disponibilizou um trailer para vacinação e serviços de saúde animal.

    A experiência foi completa em família. Maria Aninha levou ainda a neta Maria Sofia Barcelos, de 8 anos, que se divertiu nas atrações infantis, como pula-pula, quadriciclo, teatro educativo do Detran, além de pipoca e algodão-doce. “Está tudo maravilhoso. Tem muitas atividades, serviços importantes e diversão para toda a família. A gente está adorando”, contou.

    O evento também foi cenário para histórias marcadas por afeto e novos começos. Arissa Chagas, de 30 anos, e Damon Luiz Gomes decidiram oficializar a união após verem o espaço dedicado à inscrição da primeira edição de 2026 do Casamento Comunitário, marcada para o dia 22 de março. Pais da pequena Chandu Naiana, o casal, que está junto há sete meses, foi surpreendido por um pedido especial feito ali mesmo, em frente à mesa de inscrição. “Foi tudo muito inesperado. Fiquei apreensiva, mas muito feliz com a oportunidade de dar esse passo tão importante na nossa vida”, disse Arissa, emocionada.

    Outro morador que aproveitou a proximidade dos serviços foi o aposentado Gilmar Gomes, de 66 anos. Ele levou o neto Vinicius Gabriel, de 9 anos, para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional, na carreta da Polícia Civil. Enquanto a criança se divertia nos mini-games e computadores acessíveis do espaço da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), Gilmar cortou o cabelo com os profissionais participantes do programa Voluntariado em Ação resolveu várias pendências  na carreta do Na Hora. “Dei um trato no visual, resolvi o que estava pendente e deixei meus meninos brincando felizes. Todo mundo saiu satisfeito — e eu ainda fiquei mais bonito”, brincou.

    A saúde também teve espaço garantido. A população teve acesso a exames laboratoriais gratuitos, avaliações de fisioterapia e outros atendimentos, realizados por instituições e profissionais voluntários. A moradora Maria Lucena Silva, de 49 anos, aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde. Ela aferiu a pressão arterial e fez o teste de glicose, ambos com resultados alterados. “Foi muito importante. Nunca tenho tempo de procurar atendimento médico, mas agora estou consciente de que preciso me cuidar. Ter esse serviço aqui perto fez toda a diferença”, destacou.

    *Capacitação para gestantes mobiliza público*

    Na manhã de sexta-feira, o evento também recebeu a 25ª edição do programa Nasce uma Estrela, que reuniu mais de 100 participantes. A capacitação contou com doulas, técnicas de enfermagem, bombeiros militares e a participação especial do médico Ricardo Fonseca, conhecido como “super pediatra”. Foram abordados temas como amamentação, recuperação pós-parto e primeiros socorros com bebês.

    Ao final do curso, as participantes receberam uma bolsa com roupas, manta e itens essenciais para o bebê, além de participarem de sorteios de brindes, como slings e peças de enxoval. As bolsas e as peças infantis são confeccionadas e adaptadas por homens e mulheres privados de liberdade, capacitados em corte e costura pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do DF (Funap).

    Entre as participantes estava Fernanda Ferreira, de 20 anos, grávida de seis meses de Valentyna. Em sua primeira gestação, ela saiu emocionada com os aprendizados. “Essas orientações são fundamentais. Ajudam muito a diminuir o medo e a insegurança de quem está vivendo tudo isso pela primeira vez”, afirmou.

    Serviços que transformam realidades

    Além das atrações especiais, o GDF Mais Perto do Cidadão ofereceu uma ampla rede de serviços de cidadania, saúde, assistência e lazer, com atendimentos do Na Hora, da Polícia Civil, orientações jurídicas, oficinas culturais e programação artística para todas as idades.

    Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o programa cumpre um papel fundamental ao aproximar o poder público da população. “Levar serviços essenciais e ações de bem-estar para perto da casa das pessoas transforma realidades, fortalece vínculos e garante cidadania. Esse é o compromisso do GDF Mais Perto do Cidadão”, destacou.

    Desde fevereiro de 2023, o programa já soma mais de 500 mil atendimentos em todas as regiões administrativas do Distrito Federal. Somente em 2025, foram 23 edições, que totalizaram mais de 160 mil atendimentos, reafirmando o impacto da iniciativa na vida da população.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img