Na capital federal desde sua criação, em 1959, o senhor Alberto Fernandes de Sousa, presidente da Beiramar Imóveis, recebe título de Cidadão Honorário de Brasília nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, às 19h, na Câmara Legislativa. A proposta da honraria foi feita pelos deputados Wasny de Roure e Siqueira Campos. “Estou emocionado por receber esta homenagem porque sei que ela é uma espécie de reconhecimento a minha contribuição e dedicação à Brasília”, destaca Alberto Fernandes.
A história de Alberto Fernandes
Planalto Central, 1959, governo de Juscelino Kubitschek. Foi nesta época, em meio a um canteiro de obras que mais tarde se tornaria a capital do Brasil, que desembarca Alberto Fernandes, maranhense do interior, vindo do pequeno município de São João dos Patos. Assim como milhares de brasileiros, ele mudou-se para Brasília em busca de oportunidades.
Na nova cidade, que se erguia em um ritmo frenético, Alberto inaugurou o que seria a primeira joalheria e ótica da região, na 108 sul. O empreendimento, porém, não resistiu à forte crise econômica do fim do governo JK. Mas o visionário, não desistiu. Acreditava naquele sonho do presidente Bossa Nova. Fundou, então, a Embalagens Brasileiras SA, no Setor de Indústrias Gráficas, que funcionou por oito anos. Mas as oscilações da economia brasileira, mais uma vez inviabilizou o negócio. “Mais uma vez me vi obrigado a recomeçar e enxerguei na expansão de Brasília um nicho promissor: o mercado imobiliário”, lembra o empresário.
Assim, Alberto Fernandes vendeu as instalações de sua indústria para se capitalizar e comprar imóveis. Sozinho, começou a assentar os primeiros tijolos do que se transformaria futuramente na Beiramar Imóveis. Isto, em 1981. Daí para frente, não parou de crescer. Mais de três décadas depois, ele preside a Beiramar Imóveis, grupo empresarial que mais cresce no mercado brasiliense, com cerca de 500 funcionários. Ao seu lado, a mulher Marimir, e os filhos, Pedro e Paulo, o ajudam na direção da empresa, que hoje atua em todos os segmentos – da locação á assistência para crédito imobiliário. “Já são 55 anos de Brasília. Aqui construí um negócio de sucesso e constitui minha família. Tenho orgulho de ter crescido e ajudado no progresso desta cidade que me acolheu como filho”, afirmou.
É por essa história vencedora de perseverança e por seu amor à capital federal que Alberto Fernandes será agraciado no próximo dia 21 de fevereiro, com o título de Cidadão Honorário de Brasília, na Câmara Legislativa. A proposta da honraria foi feita pelos deputados Wasny de Roure e Siqueira Campos. “Como empresário e cidadão, já recebi inúmeras honrarias e títulos, mas este é o mais importante e merecerá lugar de honra em meu currículo, por representar o ponto mais alto do exercício de minha cidadania. Estou emocionado e honrado por receber esta homenagem porque sei que ela é uma espécie de reconhecimento a minha contribuição e dedicação à Brasília”, explica Alberto Fernandes.






