MAIS
    HomeNotas AntigasChico chama a atenção para o que define de "judicialização da política"

    Chico chama a atenção para o que define de “judicialização da política”

     

    Ao fazer uso do comunicado de líderes na sessão ordinária desta quarta-feira (24), o deputado Chico Vigilante (PT) chamou a atenção para o que definiu de “judicialização da política”. Para ele, os parlamentos estão deixando de legislar. Os papéis estão invertidos, já que os parlamentos a quem compete legislar não estão fazendo. Papel que está sendo exercido pelo judiciário, a quem cabe interpretar as leis. ”Especialmente STF e o STJ”, disse Chico Vigilante.

    Para ele, era assim quando tinha a cláusula de barreira, os partidos que eles foram lá e derrubaram estão agora para fazer as coligações partidárias e estão querendo legislar. “Estamos num processo de agravamento desta situação”, afirma.

    Para Chico, o mais preocupante é o fato de determinados partidos como o PSDB que tem se saído muito mal nas eleições e o DEM que foi varrido do mapa eleitoral brasileiro, estão abandoando o papel de protagonistas da política para a cada momento, bater às portas dos tribunais e do Ministério Público.

    O deputado citou uma nota publicada na imprensa hoje em que o deputado federal, Roberto Freire (PPS), o senador Agripino Maia (DEM-RN), Álvaro Dias (PSDB-PR) estariam aguardando a conclusão do julgamento do processo Nº470, pelo Supremo Tribunal Federal, para bater as portas dos tribunais e MP para tentar criminalizar o ex-presidente Lula.

    O deputado ergue o tom da crítica e diz que esses senhores que não têm o apoio da sociedade e estão em extrema dificuldade por falta de representatividade junto à sociedade teriam que pensar melhor sobre o que chamou de gesto tresloucado, ao querer mexer com o ex-presidente Lula.  E adverte:

    “Mexer com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é só mexer com o Lula. Tocar no Lula, o que eles não conseguirão, é tentar atacar o povo brasileiro, que não ficará quieto nem aceitará passivamente essa tentativa sórdida de tentar criminalizar o presidente Lula”.

    O parlamentar ressalta que mexer com o homem com a maior representatividade do País, respeitado internamente e internacionalmente, hoje o brasileiro com o mais respeitado da opinião pública internacional em todas as áreas.

    “Eles que não ousem desafiar o poder de mobilização do presidente Lula, o poder de mobilização dos movimentos sociais, mais acima de tudo do Partido dos Trabalhadores. Se eles querem uma guerra política, eles terão. Por que mexer com o Lula é mexer com nós militantes do movimento sindicais, sociais e nos militantes do PT”, afirma Chico Vigilante.

    E endurece ainda mais o discurso e diz que “esta direita carcomida que não tem principio, não tem propósito nem o que falar para a nação, que não ouse mexer com o ex-presidente Lula da Silva”. O Lula que Chico Vigilante define como um homem que é símbolo de grandeza, que é a dignidade em pessoa, que foi moldado nas lutas e nas lides do povo brasileiro.

    “Daqui desta humilde tribuna, eu chamo a atenção do povo brasileiro para a atitude criminosa desses partidos que não tem apoio nem voto e tentam criminalizar a política brasileira”.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img